Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira

  • Antonio Miguel UNICAMP

Resumo

O propósito deste artigo é o de trazer ao debate - junto à comunidade brasileira de educadores matemáticos, constituídos quer como pesquisadores acadêmicos, quer como professores da educação básica – uma agenda política de resistência e luta, para que se torne possível colocar a educação matemática escolar, a pesquisa acadêmica em educação matemática e a formação de professores para a educação básica em sintonia com uma política de democratização social, cultural e econômica de todas as nossas instituições, particularmente, a instituição escolar. Partindo de uma reflexão prospectiva em relação aos rumos da educação matemática feita pelo professor Ubiratan D’Ambrosio, em sua fala de abertura do I ENEM, há 29 anos, a apresentação desta agenda é feita sob um cenário mundial crítico, em que as relações geopolíticas entre as nações se estabelecem nos marcos da governamentalidade neoliberal, e lamentavelmente agravadas, no caso brasileiro, pelo clima político de instabilidade democrática de nossas instituições. Nesse sentido, a agenda nos convida a repensar o papel político da matemática e da educação matemática no mundo contemporâneo, sendo a palavra contemporâneo mobilizada conforme o faz o filósofo italiano Giorgio Agamben, em sua conferência intitulada O que é o contemporâneo?

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade