Elementos de Disciplinarização da Educação Matemática como Campo de Pesquisa: a resolução de problemas em questão

  • Rosilda dos Santos Morais UNIFESP

Resumo

O projeto Educação Matemática como campo disciplinar é o tema deste texto. Visando problematiza-lo a resolução de problemas ganhou a cena. Miguel et al (2004) inaugura essa discussão, que parece não ter avançado em termos de pesquisa, mas que, na visão desta pesquisadora, se revela como um veio fértil a ser explorado. Para orientar a discussão acerca da disciplinarização de um campo recorremos à pesquisa de Hofstetter e Schneuwly (2009), bem como a pesquisa de Morais (2015). A primeira foi mobilizada no âmbito de teorização da problemática, enquanto a segunda trouxe dados indicativos para a construção do objeto teórico, a Educação Matemática como campo disciplinar. Além dessas pesquisas, outras foram trazidas para o texto, que foi orientado pela questão “Quais seriam ações orientadoras que colocariam a Educação Matemática rumo a um processo de disciplinarização?”. O objetivo da pesquisa foi o de problematizar o tema desejando, com isso, mobilizar a comunidade de educadores matemáticos a avançar a discussão dado que, acreditamos, somente nesse âmbito poderíamos romper com uma produção de pesquisa que se volta ao tema de pesquisa e não ao problema de pesquisa. Nesse sentido, a profissionalização do campo Educação Matemática em sua completude, de modo que o educador matemático seja reconhecido socialmente e, surpreendentemente, academicamente, carece ser problematizada.

Referências

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
MORAIS, R. DOS S. Elementos de Disciplinarização da Educação Matemática como Campo de Pesquisa: a resolução de problemas em questão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade