Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas
Resumo
Este artigo apresenta como possibilidade de pensar a criança, a infância e a educação matemática com imagens produzidas por crianças de instituições de educação infantil. Dessa maneira, referenciados em Deleuze e Guattari (1995, 1996), Kohan (2005, 2007), Agamben (2005), Schérer (2009), Leite (2011) e outros, a pesquisa com crianças e imagens apresenta-se como um convite a refletir sobre a educação matemática e a pesquisa com crianças. O estudo parte da seguinte problemática: o que a matemática, como forma, como identidade, colocando-se em devir-criança pode desdobrar? Multiplicidade de encontros, invenção de novas relações e novas composições? Acreditamos que a pesquisa aponta uma importante discussão para a educação matemática: uma educação que opere fora da imagem dogmática de pensamento, que se diference por uma atitude frente às múltiplas dimensões do aprender e que se configure em um movimento de invenção recíproca e indissociável de si-matemática e do mundo.
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