Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas

  • Bianca Santos Chisté Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura
  • César Donizetti Pereira Leite
Palavras-chave: Infância. Criança. Educação Matemática. Devir-Criança.

Resumo

Este artigo apresenta como possibilidade de pensar a criança, a infância e a educação matemática com imagens produzidas por crianças de instituições de educação infantil. Dessa maneira, referenciados em Deleuze e Guattari (1995, 1996), Kohan (2005, 2007), Agamben (2005), Schérer (2009), Leite (2011) e outros, a pesquisa com crianças e imagens apresenta-se como um convite a refletir sobre a educação matemática e a pesquisa com crianças. O estudo parte da seguinte problemática: o que a matemática, como forma, como identidade, colocando-se em devir-criança pode desdobrar? Multiplicidade de encontros, invenção de novas relações e novas composições? Acreditamos que a pesquisa aponta uma importante discussão para a educação matemática: uma educação que opere fora da imagem dogmática de pensamento, que se diference por uma atitude frente às múltiplas dimensões do aprender e que se configure em um movimento de invenção recíproca e indissociável de si-matemática e do mundo.

Biografia do Autor

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura
Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro. Professora do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Desenvolve estudos e pesquisa na área da infância e da educação.

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Publicado
2017-06-10
Como Citar
CHISTÉ, B. S.; LEITE, C. D. P. Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática