Entre os Dilhões da Pesquisa e da infância: fendas... brechas... vestígios... devaneios…
Resumo
Este artigo se apresenta como possibilidade de pensar com a infância a pesquisa em educação e com criança e a educação matemática, a partir de produções imagéticas. Dessa maneira, referenciados em Deleuze (2013), Agambem (2005), Schérer (2009), Leite (2011), dentre outros, a pesquisa com crianças e imagens se apresentam como, um convite potente, a nos lançarmos em um olhar menos mudo e em uma fala menos surda no chão da escola. O estudo parte das seguintes inquietações: O que pode uma criança no encontro com a matemática escolar? Que matemática surge, emerge no encontro com a infância pela criança? Consideramos que as pesquisas que temos devolvido nos últimos anos nos apontam uma importante discussão: uma outra matemática, uma outra educação é possível no encontro e pela abertura da infância, uma matemática inventiva, que se inventa matemática em movimentos intensivos de invenção recíproca de si-matemática e do mundo.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. 3. Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1981.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
KOHAN, W. Infância escolarizadas dos modernos (M. Foucault). In: ___Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LARROSA, Jorge e SKLIAR, Carlos. Babilônios somos. A modo de apresentação. In: LARROSA, Jorge e SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LEITE, A. R. I. P. O lugar da imaginação na prática pedagógica da educação infantil. 99f. 2004. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.
Leite, C. D. P. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, C. D. P. Leite, A. R. I. P. Imagens como epígrafe: Imagens lúdicas de experiência infantil. RevistAleph. Dossiê Temático, ano XI. n. 22, 2014.
MASSCHELEIN, Jean. E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre, Educação e Realidade, 2008.
SCHÉRER, René. Infantis. Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.