O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES EM MATEMÁTICA E A AÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA
Resumo
O Programme for International Student Assessment – PISA é uma avaliação comparada, realizada a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental com uma amostra de estudantes dos mais diversos países. Neste artigo queremos focar aspectos referentes ao PISA, ao ensino da Matemática e seus docentes, na América do Norte, América Central e América do Sul, elegendo em cada América o país que obteve a melhor posição nessa avaliação. Na América do Norte a melhor posição na avaliação foi do Canadá, na América Central a Costa Rica e na América do Sul a Argentina. O Brasil obteve 391 pontos no ranking em 2012 e 377 em 2015 em matemática, ficando em 66ª posição e 10ª posição entre os países da América. Conhecer esta avaliação e aspectos da formação e ação docente neste países que se destacaram, certamente será útil para o ensino desta disciplina.
Referências
ARGENTINA. Ley n° 26.206, de 27 de dezembro de 2006. Ley de Educación Nacional. Disponível em: http://www.me.gov.ar/doc_pdf/ley_de_educ_nac.pdf. Acesso em: fev. 2016
BÚRIGO, Carla Cristina Dutra. A formação de professores de Educação Básica nos sistemas educacionais da Argentina, do Brasil e do Uruguai. Relatório de pesquisa (Pós-doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009, Porto Alegre, BR-RS. Carla Cristina Dutra Búrigo; orientador: Augusto Nibaldo Silva Trivinos. Porto Alegre, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. La profesión docente desde el punto de vista internacional ¿qué dicen los informes? Revista de Educación, Madrid, nº 340, p.41-50, mayo/agosto 2006. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es/re340/re340.pdf
FANFANI, Emilio Tenti. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 28, n. 99, p. 335-353, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a03v2899.pdf.
LESSARD, Claude. Governabilidad y políticas educativas: sus efectos sobre el trabajo docente. La perspectiva canadiense. In: OLIVEIRA, D. A. et al. Políticas educativas y territórios: modelos de articulación entre niveles de gobierno. Buenos Aires: UNESCO- IIPE, 2010
Relatório Nacional PISA 2012 - Resultados brasileiros. INEP. São Paulo: Fundação Santillana, 2014a. Disponível em:http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais
_pisa/resultados/2014/relatorio_nacional.pdf
RUIZ, Angel. La reforma de la Educación Matemática en Costa Rica. Perspectiva de la práxis. In: Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática/Centro de Investigaciones Matemáticas y Metamatemáticas, Universidad de Costa Rica. - Año 8, No. especial (Julio 2013). San José, C.R.: Centro de Investigaciones Matemáticas y Metamatemáticas, Universidad de Costa Rica, 2013- especial.
SYMEONIDIS, Vasileios. The Status of Teachers and the Teaching Profession: a study of education unions’ perspectives. 2015. Disponível em: https://download.ei-ie.org/Docs/WebDepot/The%20Status%20of%20Teachers%20and%20the%20Teaching%20Profession.pdf. Acesso em: 15/novembro/2016.
TRIVINOS. Augusto Nibaldo Silva; OYARZABAL, Graziela Macuglia. Uma proposta de formação de professores para a educação básica do MERCOSUL/ CONE SUL. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 2, p. 09 - 18, jul-dez, 2006. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global de EPT. Paris - França, 2015. Disponível em: www.efareport.unesco.org.
VOLLMER, M. I. Acerca de las políticas de formación docente en la Argentina. In: TEDESCO, J.C. et al. Políticas Educativas Y Territorios. Modelos de articulación entre niveles de gobierno. Buenos Aires: IIPE – UNESCO, 2010, p. 159-164.