Panorama da Educação Matemática em alguns países da América Latina
Resumo
Nesta conferência[1] objetivamos apresentar um panorama da Educação Matemática em alguns países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai), apoiado no Projeto “Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina” desenvolvido de 2009 a 2017. Nos baseamos em concepções e procedimentos da metodologia de estudos comparativos, de Ferrer Juliá (2002) e Pilz (2012). Partimos de questões de pesquisa como: Que Matemática está sendo proposta no ensino de crianças e jovens de países latino-americanos neste início de milênio? Que pressupostos norteiam os documentos curriculares em países latino-americanos? Como se dá o processo de implementação curricular nesses países? Que currículos estão de fato sendo realizados em sala de aula? Como resultados destacamos que, no tocante à educação até a faixa dos 14 anos, as propostas dos diferentes países são muito similares, tanto nas finalidades conferidas ao ensino de Matemática, com foco na formação do cidadão, como em relação aos conteúdos e à incorporação de metodologias como a resolução de problemas e os recursos tecnológicos. Para a faixa dos 15 a 17 anos, há diferenças na organização dos cursos, mas pode-se notar uma abordagem bastante tradicional da matemática nos documentos curriculares.
[1] Este artigo seria publicado no VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (VIII CIBEM)
Referências
ATHIAS, M. F. Currículos da educação básica do Peru e Brasil: prescritos e praticados. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2015.
CERQUEIRA, D. S. Um estudo comparativo entre Brasil e Chile referente à Educação Matemática e sua influência nos currículos prescritos e praticados nesses países. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.
DIAS, M. O. Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina: currículos prescritos e currículos praticados - Brasil e Paraguai. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2012.
FERRER JULIÁ, F. La educación comparada actual. Barcelona: Ariel., 2002.
NÓVOA, A. Modelo de análise de educação comparada: o campo e o mapa. In: SOUZA, D. B. de; MARTINS, S. A. (Org.). Educação comparada: rotas de além-mar (pp. 23-62). São Paulo: Xamã, 2009.
OLIVEIRA, E. C. Impactos da Educação matemática nos currículos prescritos e praticados: estudo comparativo entre Brasil e Argentina. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.
PILZ, Matthias. International comparative research into vocational training: methods and approaches. In: ______ (Ed.). The future of vocational education and training in a changing world (pp. 561-588). Wiesbaden: Springer, 2012.
PIRES, C.M. C.; GONÇALVES, H. J. L. Aspectos Conceituais e Epistemológicos da Educação Comparada Presentes no Projeto Pesquisas Comparativas sobre Organização e Desenvolvimento Curricular na Área de Educação Matemática, em Países da América Latina. Perspectivas da Educação Matemática, 8, 2015, p. 396-414.
ROSENBAUM, L. S. Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos: Brasil e Uruguai. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo SP, 2014.
SILVA, M. N. da. A Educação Matemática na América Latina: um Estudo Comparativo dos Currículos de Matemática do Brasil e México. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo SP, 2017.