Programa Etnomatemática e Estudos Surdos: interlocuções na Educação Estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva

  • EDMILSON MINORU TORISU Universidade Federal e Ouro Preto
  • Pablo Ricardo Cardoso Universidade Federal de Ouro Preto
  • Regina Célia Passos Ribeiro Campos Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Educação Estatística. Estudos Surdos. Programa Etnomatemática. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi desvelar contribuições de atividades voltadas à Educação Estatística em uma sala de aula inclusiva, composta por alunos surdos e ouvintes, tendo como aporte teórico os Estudos Surdos e o Programa Etnomatemática. Os sujeitos foram estudantes de uma turma de terceiro ano de uma escola pública de Minas Gerais, dos quais oito eram surdos. As atividades forma desenvolvidas ao longo de treze encontros que foram videogravados. Questionários, entrevistas, diário de campo e registros documentais de cada encontro forma utilizados para coletar dados. Os resultados mostraram que as atividades contribuíram para melhorar os conhecimentos dos estudantes em estatística, gerar reflexões acerca da dimensão política do processo de inclusão mas, para além disso, que a dimensão humana da educação, muitas vezes negligenciada, pode contribuir para que todos os estudantes, sobretudo aqueles com deficiência, se tornem cidadãos não invisíveis.

Biografia do Autor

EDMILSON MINORU TORISU, Universidade Federal e Ouro Preto

Mestrado em Educação Matemática - UFOP

Doutor em Educação - UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemáica - UFOP

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - UFOP

Pablo Ricardo Cardoso, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática  - UFOP

Graduado em Matemática - UFOP

Professor da Rede Píblica Estadual de Minas Gerais

Regina Célia Passos Ribeiro Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG

Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais - GEINE

 

Referências

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
TORISU, E. M.; CARDOSO, P. R.; CAMPOS, R. C. P. R. Programa Etnomatemática e Estudos Surdos: interlocuções na Educação Estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática