Uma Proposta de Ensino de Matemática Financeira: opiniões dos alunos da Educação de Jovens e Adultos

  • Rita Maria Cargnin Centro Universitário Franciscano.
  • Eleni Bisognin Centro Universitário Franciscano
Palavras-chave: Matemática Financeira. Educação de Jovens e Adultos. Resolução de Problemas.

Resumo

Este artigo buscou analisar opiniões de alunos da Educação de Jovens e Adultos acerca das situações-problema e dos conhecimentos envolvidos em uma proposta de ensino de Matemática Financeira. O estudo é resultante da dissertação de mestrado intitulada “Matemática Financeira  na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino através da Resolução de Problemas” de um curso de Mestrado Profissionalizante em  Ensino de Matemática. O estudo ancorou-se num processo diferenciado de ensino-aprendizagem de adultos, nas especificidades da modalidade da EJA e na necessidade de um ensino matemático que possibilite aos alunos, além da apropriação do conhecimento científico, o desenvolvimento de um caráter crítico-reflexivo diante de situações financeiras reais. Para a coleta de dados foram considerados depoimentos escritos e algumas falas dos alunos, registradas no diário de campo da pesquisadora. A análise desses depoimentos evidenciou a existência de dois eixos temáticos: contextualização dos conteúdos e importância social do conhecimento.

 


Biografia do Autor

Rita Maria Cargnin, Centro Universitário Franciscano.
Mestre em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, Brasil.
Eleni Bisognin, Centro Universitário Franciscano

 

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2010.

BAUMANN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias.Tradução: Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental - 5ª a 8ª série. v. 1 e 3. Brasília, 2002.

BRASIL. Lei 9394/96. LDB. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. In: Educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Legislação Complementar. São Paulo: Saraiva, 2013. Coleção Saraiva de Legislação.

DANTE. Matemática: contexto e aplicações. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011. v. 1.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2002.

FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GUEDES, S. L. P. O ensino de matemática pela aprendizagem significativa: uma experiência de ensino de matemática financeira na EJA – Ensino Médio. Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Estadual de Educação. Paraná, 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/410-

pdf>. Acesso em: 27abr.2013.

KNOWLES, M. S.; HOLTON III, E. F.; SWANSON, R. A. Aprendizagem de

Resultados: Uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução: Sabine Alexander Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

LINDEMAN, E. C. The Meaning of Adult Education. New York: New Republic, 1926.

MINAYO, M. C. de. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 9 – 31.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensinoaprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 213-231.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.

SKOVSMOSE, O. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado
2015-11-06
Como Citar
CARGNIN, R. M.; BISOGNIN, E. Uma Proposta de Ensino de Matemática Financeira: opiniões dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.