Uma Proposta de Ensino de Matemática Financeira: opiniões dos alunos da Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este artigo buscou analisar opiniões de alunos da Educação de Jovens e Adultos acerca das situações-problema e dos conhecimentos envolvidos em uma proposta de ensino de Matemática Financeira. O estudo é resultante da dissertação de mestrado intitulada “Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino através da Resolução de Problemas” de um curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática. O estudo ancorou-se num processo diferenciado de ensino-aprendizagem de adultos, nas especificidades da modalidade da EJA e na necessidade de um ensino matemático que possibilite aos alunos, além da apropriação do conhecimento científico, o desenvolvimento de um caráter crítico-reflexivo diante de situações financeiras reais. Para a coleta de dados foram considerados depoimentos escritos e algumas falas dos alunos, registradas no diário de campo da pesquisadora. A análise desses depoimentos evidenciou a existência de dois eixos temáticos: contextualização dos conteúdos e importância social do conhecimento.
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