Modelagem Matemática: mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação da região sul do Brasil
Resumo
Neste artigo, tem-se como objetivo realizar um mapeamento das dissertações e teses que abordam a Modelagem Matemática, nos programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da região Sul do Brasil, no período de 2013 a 2016. As produções foram obtidas nos programas de pós-graduação e a partir da leitura do resumo e dos objetivos de cada uma das produções foram constituídas duas categorias: pesquisas com aplicações de atividades de Modelagem e pesquisas de cunho bibliográfico. Na primeira categoria, foram destacados diferentes aspectos: trabalhos que analisam as contribuições da Modelagem Matemática tendo como fundamentação teórica uma teoria de aprendizagem; trabalhos que descrevem a utilização da Modelagem para ensinar tópicos do conteúdo; e trabalhos que abordam a Modelagem Matemática na formação de professores. Para cada um desses aspectos foram descritos os objetivos correspondentes. Pretende-se que os resultados dessa pesquisa auxiliem alunos e professores da área na elaboração de novas investigações.
Referências
ALMEIDA, L. M. W. de. Algumas reflexões sobre a pesquisa em Modelagem Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 3., 2006, Águas de Lindóia - SP. Anais... . Curitiba: SBEM, 2006. p. 1-12.
ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D.; O conceito de função em situações de Modelagem Matemática. Zetetikê, v.13, n. 23, p. 63-86, jan/jun, 2005.
ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. (Orgs.). Práticas de modelagem matemática na educação matemática. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011. 312 p
ARAÚJO, J. L.; Pesquisas sobre Modelagem em eventos científicos recentes de educação matemática no Brasil. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 4., 2009, Taguatinga, DF. Anais ... Taguatinga: UCB, 2009. p. 1-14.
ARAÚJO, J. L.; Modelagem matemática na prática pedagógica e em pesquisas: avanços e desafios. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 7., 2011, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2011. 1 CD-ROM
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24., Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2001.
BARBOSA, J. C. Sobre a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 5., 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: UFOP/UFMG, 2007. 1 CD-ROM, p. 82-103.
BASSANEZI, R. C.. Ensino-Aprendizagem com Modelagem matemática: Uma
Nova Estratégia. Ed.Contexto: São Paulo, 2002.
BICUDO, M. A. V.; KLUBER, T. E. Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 904-927, dez. 2011 . Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742011000300014&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 5 maio 2016.
BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. Ponta Grossa: UEPG, 2010.
CALDEIRA, A. D. Modelagem matemática na formação do professor de matemática: desafios e possibilidades. In: ANPED SUL, 10., Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR. 2004.1CD-ROM.
CANEDO, N. R.; KISTEMANN, M, R. O Movimento das Pesquisas em Modelagem Matemática em Minas Gerais-Brasil. Revemat, v.9, p.100-123, 2014.
CARREIRA, S. Uma Leitura da Investigação Europeia em Aplicações e Modelagem no Ensino da Matemática. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7., Londrina. Anais...Londrina: UEL, 2016.
CURY, H. N.; Erros, dificuldades e obstáculos no ensino e na aprendizagem de Matemática: um levantamento de trabalhos em anais. Acta Scientiae, v. 17, n.2, p. 357-370, 2015.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
MALHEIROS,A.P. Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática. BOLEMA, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
ROSA, K. C. Ambientes computacionais no contexto da Geometria: panorama das teses e dissertações no Programa de Educação Matemática da PUC-SP de 1994 a 2007. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
SILVA, V. S.; KLÜBER, T. E.; Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa. Revista Eletrônica de Educação. v.6, n.2, p. 228-249, 2012.
SIERPINSKA, A.; KILPATRICK, J. (Eds.). (1998). Mathematics education as a research domain: a search for identity. Dordrecht: Kluwer, 1998
SILVEIRA, E. Modelagem matemática em educação no Brasil: entendendo o universo de teses e dissertações. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
SCHMITT, A. L. F.; BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento das pesquisas sobre modelagem matemática no cenário mundial: análise dos trabalhos no 14º grupo de estudo do Comitê Inter
nacional de Educação Matemática – Study Group, 14 – ICMI. Dynamis Revista Tecno-Científica, v.13, n.1, p. 1-10, 2007.
TAMBARUSSI, C. M; KLÜBER, T E. Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: considerações e reflexões. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.16, n.1, p. 209-225, 2014.
VERTUAN, R, E.; BORSSOI, A, H.; ALMEIDA, L. W. O papel da mediação e da intencionalidade em atividades de Modelagem Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 5,, 2012, Itaipava, RJ. Anais ... . Itaipava: SBEM, 2012.