Produzindo Significado para Uma Leitura da Produção de Significados Matemáticos e Não-matemáticos para Dimensão

  • Rejane Siqueira Julio Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas.
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Significado matemático e Não-matemático, Dimensão

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma leitura da pesquisa de mestrado intitulada Uma Leitura da Produção de Significados matemáticos e não-matemáticos para dimensão, realizada por mim. Nessa leitura eu apresento o que foi feito no mestrado, cujo objetivo foi proporcionar aos professores e outros possíveis leitores uma experimentação variada de diferentes leituras de dimensão na matemática e no cotidiano usual, tendo como base principal os pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos, elaborado por Romulo Campos Lins. Por se tratar de uma produção de significado minha para um trabalho que desenvolvi, produzo uma leitura plausível dele e acrescento pequenas complementações decorrentes de processos de teorizações.

Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas.
Professora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro (SP) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
JULIO, R. S. Produzindo Significado para Uma Leitura da Produção de Significados Matemáticos e Não-matemáticos para Dimensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.