Educação Matemática Realística: considerações para a avaliação da aprendizagem

  • Juliana Maira Soares Lopez Rede Municipal de Londrina - PR.
  • Regina Luzia Corio de Buriasco UEL
  • Pamela Emanueli Alves Ferreira UEL

Resumo

Este artigo apresenta considerações a respeito da avaliação da aprendizagem escolar em matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Realística (RME). Para isso, são apresentadas algumas características da RME, que dizem respeito à maneira como a matemática é vista, como os estudantes aprendem e como a matemática deveria ser ensinada. Levando em consideração essas características são apresentados os princípios básicos indicados por De Lange (1999) que dizem respeito, basicamente, à importância da avaliação como fonte de informação para a regulação do processo de ensino e aprendizagem, à escolha de problemas interessantes e em diferentes níveis de complexidade, à possibilidade dos alunos mostrarem seu potencial matemático, à utilização de diferentes meios e instrumentos de avaliação, à transparência no processo de avaliação, à necessidade de feedbacks genuínos e à qualidade da tarefa proposta pautada em sua autenticidade e equidade.

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Publicado
2014-12-20
Como Citar
LOPEZ, J. M. S.; BURIASCO, R. L. C. DE; FERREIRA, P. E. A. Educação Matemática Realística: considerações para a avaliação da aprendizagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 14, 20 dez. 2014.