Uma Pesquisa Qualitativa: regulação da aprendizagem um contexto de aulas de Cálculo

  • Regina Luzia Corio de Buriasco UEL
  • Marcele Tavares Mendes UTFPR/Londrina
Palavras-chave: Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa, Prova em Fases, Regulação da Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta os procedimentos metodológicos de uma pesquisa, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, que investigou a utilização da Prova em Fases como recurso para a regulação da aprendizagem em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. O trabalho apresenta também aspectos dos fundamentos que serviram para seu delineamento e desenvolvimento – a Educação Matemática Realística e a Avaliação como Prática de Investigação e Oportunidade de Aprendizagem, assim como trechos das análises realizadas que apontam reflexões acerca do processo de avaliação integrado ao processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa pesquisa evidenciou que a Prova em Fases, aliada à análise da produção escrita, permite ao professor rever a sua ação e suas escolhas didáticas e aos alunos, repensar suas estratégias de estudo.

Referências

BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CURY, H. N. Aprendizagem em cálculo: uma experiência com avaliação formativa. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, CNMAC, 28, 2005, Santo Amaro, SP. Anais ... Santo Amaro, SP: SBMAC, 2005.

DE LANGE, J. Mathematics, Insight and Meaning. Utrecht: OW &OC, 1987.

DE LANGE, J. Framework for classroom assessment in mathematics. Utrecht: Freudenthal Institute and National Center for Improving Student Learning and Achievement in Mathematics and Science, 1999

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an Educational Task. Dordrecht: Reidel Publishing Company, 1973.

FREUDENTHAL, H. Matemática nova ou educação nova? Perspectivas, Portugal, v. 9, n.3, p. 317-328, 1979.

FREUDENTHAL, H.. Didactical phenomenology of mathematical structures. Dordrecht: Reidel Publishing Company, 1983.

FREUDENTHAL, H.. Revisiting Mathematics Education. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1991.

GRAVEMEIJER, K. P. E. Developing realistic mathematics education. Utrecht: Utrecht University, 1994.

GRAVEMEIJER, K. P. E. O que torna a Matemática tão difícil e o que podemos fazer para o alterar? Educação matemática: caminhos e encruzilhadas. Lisboa: APM, p. 83-101, 2005.

HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Tradução Júlia Lopes Ferreira e José Manuel Cláudio. 4. ed. Portugal: Porto, 1994.

MENDES, M. T. Utilização da Prova em Fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. Trabalho Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2014.

SANTOS, L. Auto-avaliação regulada. Porquê, o quê e como? In: ABRANTES, P.; ARAUJO, F. (coord.). Reorganização Curricular do Ensino Básico. Avaliação das Aprendizagens - Das concepções às práticas. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 2002.

SANTOS, L.; DIAS, S. Como entendem os alunos o que lhes dizem os professores? A complexidade do feedback. In: Profmat2006 (CD-ROM). Lisboa: APM, 2006.

TREFFERS, A. Three dimensions: a model of goal and theory description in mathematics instruction – the wiskobas project. Dordrecht: Reidel Publishing Company, 1987.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D. Assessment and Realistic Mathematics Education. Utrecht: CD-ß Press/Freudenthal Institute, Utrecht University, 1996.

VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D. Realistic Mathematics Education: work in progress. In: LIN, F. L. (ed.), Common Sense in Mathematics Education. Proceedings of The Netherlands and Taiwan Conference on Mathematics Education, Taipei, Taiwan, National Taiwan Normal University, Taipei, Taiwan, p. 1–42, 2002.

Publicado
2015-12-18
Como Citar
BURIASCO, R. L. C. DE; MENDES, M. T. Uma Pesquisa Qualitativa: regulação da aprendizagem um contexto de aulas de Cálculo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)