Grounded Theory na Educação Matemática: contribuições de um estudo com modelagem matemática

  • Everaldo Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tiago Emanuel Kluber Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná
Palavras-chave: Pesquisa Educacional. Pesquisa Qualitativa. Metodologia de Pesquisa. Técnicas e Instrumentos de Pesquisa. Grounded Theory.

Resumo

Um dos imperativos para a realização de uma pesquisa com rigor e qualidade, em qualquer área do conhecimento, concerne à escolha e à utilização de uma metodologia e de instrumentos apropriados e uma reflexão sobre as suas possibilidades de abordar os objetos de estudo de interesse. Sob esse entendimento, para a construção da tese: “The modeling in mathematics education in STS perspective” Silveira (2014) efetuou um aprofundamento sobre a Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados, ressaltando que tal metodologia não é recorrente no âmbito da pesquisa educacional brasileira. Assim, neste artigo, discorremos sobre os principais elementos dessa metodologia a partir do nosso estudo e explicitamos possíveis contribuições para a pesquisa teórica e prática no âmbito da Educação Matemática. Em suma, ela tem um potencial de construção de teorias nas Ciências Humanas e Sociais e esta é a contribuição que podemos oferecer com este artigo. 

Biografia do Autor

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado
2015-12-18
Como Citar
SILVEIRA, E.; KLUBER, T. E. Grounded Theory na Educação Matemática: contribuições de um estudo com modelagem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.