Grounded Theory na Educação Matemática: contribuições de um estudo com modelagem matemática

  • Everaldo Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tiago Emanuel Kluber Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Resumen

Um dos imperativos para a realização de uma pesquisa com rigor e qualidade, em qualquer área do conhecimento, concerne à escolha e à utilização de uma metodologia e de instrumentos apropriados e uma reflexão sobre as suas possibilidades de abordar os objetos de estudo de interesse. Sob esse entendimento, para a construção da tese: “The modeling in mathematics education in STS perspective” Silveira (2014) efetuou um aprofundamento sobre a Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados, ressaltando que tal metodologia não é recorrente no âmbito da pesquisa educacional brasileira. Assim, neste artigo, discorremos sobre os principais elementos dessa metodologia a partir do nosso estudo e explicitamos possíveis contribuições para a pesquisa teórica e prática no âmbito da Educação Matemática. Em suma, ela tem um potencial de construção de teorias nas Ciências Humanas e Sociais e esta é a contribuição que podemos oferecer com este artigo. 

Biografía del autor/a

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

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Publicado
2015-12-18
Cómo citar
SILVEIRA, E.; KLUBER, T. E. Grounded Theory na Educação Matemática: contribuições de um estudo com modelagem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dic. 2015.