Integração Escola-Universidade como Atividade de Formação Continuada de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural

  • Neusa Maria Marques de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo-USP
Palavras-chave: Formação Continuada. Integração Escola-Universidade. Teoria Histórico-Cultural. Ensino de Matemática.

Resumo

As análises e discussões apresentadas nesse artigo focalizam processos de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ocorrem pela integração Escola-Universidade. Apoiados nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural, os autores destacam, das evidências levantadas de dois grupos em que se desenvolveram processos formativos dessa natureza, alguns condicionantes sob os quais se constitui a configuração atual da escola e do professor. Analisam os fundamentos que compõem o conceito de atividade na perspectiva de Leontiev e suas implicações para compreensão dos elementos norteadores das ações desenvolvidas pelos professores em contextos de formação continuada. Defendem que tal formação deve se dar com o propósito de levar os sujeitos a compreender os fundamentos sob os quais se estabelece o movimento de apropriação, tanto dos conhecimentos matemáticos como dos princípios pedagógicos, conformadores da atividade independente de organização do ensino, orientada à aprendizagem, considerando as condições históricas e sociais.

 

Biografia do Autor

Neusa Maria Marques de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atuou por dez anos na docência e capacitação de professores de Matemática na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Cursou mestrado em Educação na Universidadde Estadual Paulista (UNESP)/Marília; doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP e pós-doutorado em Educação FE/USP. Docente permanente do programa de pós-graduação em do programa de pós-graduação em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado na linha de formação de professores, com ênfase na Teoria Histórico-Cultural. É lider do grupo de pesquisa Laboratório de Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (ALLEM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), com certificação pelo CNPq.
Manoel Oriosvaldo de Moura, Universidade de São Paulo-USP
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação (USP)- São Paulo. Licenciado em Matemática (1976) pela USP - São Paulo. Mestre em ensino de Ciências e Matemática(1983) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas-SP. Doutor em Educação (1992) pela USP - São Paulo. Livre Docente, atua na área de Educação Matemática com foco em Metodologia do Ensino de Matemática, Formação de Professores e Teoria da Atividade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe).

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Publicado
2015-11-06
Como Citar
SOUZA, N. M. M. DE; MOURA, M. O. DE. Integração Escola-Universidade como Atividade de Formação Continuada de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.