Integração Escola-Universidade como Atividade de Formação Continuada de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural
Resumo
As análises e discussões apresentadas nesse artigo focalizam processos de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ocorrem pela integração Escola-Universidade. Apoiados nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural, os autores destacam, das evidências levantadas de dois grupos em que se desenvolveram processos formativos dessa natureza, alguns condicionantes sob os quais se constitui a configuração atual da escola e do professor. Analisam os fundamentos que compõem o conceito de atividade na perspectiva de Leontiev e suas implicações para compreensão dos elementos norteadores das ações desenvolvidas pelos professores em contextos de formação continuada. Defendem que tal formação deve se dar com o propósito de levar os sujeitos a compreender os fundamentos sob os quais se estabelece o movimento de apropriação, tanto dos conhecimentos matemáticos como dos princípios pedagógicos, conformadores da atividade independente de organização do ensino, orientada à aprendizagem, considerando as condições históricas e sociais.
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