Linguagem como Ferramenta para a Compreensão de Conceitos Matemáticos

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Conceitos Matemáticos. Ensino e Aprendizagem. Filosofia da Linguagem de Wittgenstein.

Resumo

Este texto tem o objetivo de apontar a linguagem como ferramenta para a compreensão de conceitos matemáticos, tanto nas atividades de ensino como de aprendizagem. Discutimos em primeiro lugar, a linguagem como caixa de ferramentas para a compreensão de conceitos, em segundo lugar, a atenção nas palavras utilizadas para ensinar conceitos matemáticos e por último, os possíveis jogos de linguagem nas aulas de matemática como uma forma de introduzir os alunos num diálogo com professor na busca de um mesmo horizonte discursivo. Para nossa discussão, nos apoiaremos na filosofia do segundo Wittgenstein, bem como em alguns de seus comentadores e educadores matemáticos que aderem a esta filosofia para pensar sua prática docente. Assim, nosso texto constitui um estudo bibliográfico. Nosso estudo aponta para o significado das palavras quando pretendemos ensinar e aprender matemática.

Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena (1985), Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Vice-Coordenadora do Polo Acadêmico UFPA/REAMEC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática. E-mail: marisabreu@ufpa.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3147-9478.

Referências

ARRUDA JUNIOR, G. F. 10 Lições sobre Wittgenstein. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. Belém: UFPA, 2015. Dissertação (mestrado em Educação Matemática).

MACHADO, Nilson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1993.

MALCOLM, Norman. Ludwig Wittgenstein. New York: Oxford University Press, 1989.

MARION, Mathieu. Wittgenstein, finitism, and the foundations of mathematics. New York: Oxford University Press, 2008.

MOREIRA, Ivanete Maria Barroso. Os jogos de Linguagem entre surdos e ouvintes na produção de significados de conceitos matemáticos. Belém: UFPA, 2015. (Tese de doutorado em Educação Matemática).

PANZA, M., SALANSKIS. J., L’objectivité mathématique: Platonismes et structures formelles. Paris: Masson, 1995.

PETERS, Michael A.; STICKNEY, Jefff. A Companion to Wittgenstein on Education: Pedagogical Investigations. Singapore: Springer Nature, 2017.

PIAGET, Jean. Abstração reflexionaste: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Tradução de Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

SCHROEDER, Severin. Wittgenstein on Rules in Language and Mathematics. Disponível em: https://www.academia.edu/7609143/Wittgenstein_on_Rules_in_Language_and_Mathematics. Acesso em 19/05/2019.

SILVA, Carlos Evaldo S. Concepções de significado: implicações no ensino da matemática na alfabetização. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, 2015.

SILVA, Paulo Roberto de J. Inclusão de estudantes com deficiência visual nos jogos de linguagem envolvendo a matemática. Belém: UFPA, 2018. (Tese de doutorado em Educação Matemática).

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Jogos de linguagem entre professor e alunos: possibilidades de aprender e ensinar matemática. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 50, p. 78-91, 2017.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; MEIRA, Janeisi de Lima; SILVA, Paulo Vilhena. Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemática. Porto Alegre: Educação, v. 37, n. 3, pp. 390-399, set.-dez. 2014.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; MEIRA, Janeisi de Lima; FEIO, Evandro dos Santos Paiva; TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. Reflexões acerca da Contextualização dos Conteúdos no Ensino da Matemática. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 1, p. 151-172, jan./abr. 2014.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre as cores - Bemerkungen über die Farben. Tradução de João Carlos Salles Pires da Silva. Campinas: Editora da Unicamp, 2009a.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Cours sur les fondements des mathématiques (Cambridge, 1939). Tradução de Élisabeth Rigal. Mauvezin: Éditions T. E. E., 1995.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Fichas (Zettel). Lisboa: Edições 70, 1989.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Gramática Filosófica. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

WITTGENSTEIN. Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de Marcos G. Montagnoli. Petrópolis: Vozes, 2009b.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Observações Filosóficas. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

Publicado
2020-07-08
Como Citar
SILVEIRA, M. R. A. DA. Linguagem como Ferramenta para a Compreensão de Conceitos Matemáticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-14, 8 jul. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)