Pensando a Modelagem Matemática na Educação Infantil

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Magna Natalia Marin Pires Universidade Estadual de Londrina
  • Joice Caroline Sander Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Educação Infantil. Teoria Fundamentada em Dados.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões subsidiadas na questão: como fazer modelagem matemática na Educação Infantil? O estudo se apoia nas ações empreendidas pelos participantes de um grupo de estudos, no planejamento, na implementação e na reflexão de uma atividade de modelagem matemática na Educação Infantil. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e nas recomendações curriculares para a Educação Infantil. As análises que orientam o fazer modelagem matemática foram realizadas à luz da Teoria Fundamentada em Dados. Com a codificação das ações realizadas no planejamento, na implementação e na reflexão, analisamos os conceitos selecionados que emergiram de cada etapa de uma atividade de modelagem e concluímos que cabe ao professor fazer intervenções, explorar conteúdos matemáticos e manter os alunos envolvidos na atividade; aos alunos, realizar registros e interagir com a professora conversando sobre o assunto e outros relativos à temática.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: karinasilva@utfpr.edu.br. ORCID:
http://orcid.org/0000-0002-1766-137X.

Magna Natalia Marin Pires, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina. E-mail: magna@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-
6755-5674.

Joice Caroline Sander, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina. E-mail: joice.caroline@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-
0002-5373-6076.

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Publicado
2020-07-25
Como Citar
PESSOA DA SILVA, K. A.; MARIN PIRES, M. N.; SANDER, J. C. Pensando a Modelagem Matemática na Educação Infantil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-23, 25 jul. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)