A Necessidade de Representar e de Coordenar Registros de Representação Semiótica para a Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais: o que nos diz a BNCC?

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Registro de Representação Semiótica. Anos Iniciais

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a ótica semiocognitiva no que concerne ao campo de conhecimento da matemática nos Anos Iniciais. Na teoria dos Registros de Representação Semiótica, encontra-se pressupostos importantes a serem considerados na elaboração de um documento com a pretensão de instalar um novo currículo nos sistemas de ensino brasileiros. Assim, formula-se o seguinte questionamento: como a BNCC aborda os aspectos semiocognitivos relacionados ao acesso dos objetos de conhecimento em matemática no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental. Como conclusão, aponta-se a ausência da perspectiva semiocognitiva para a aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais pela BNCC e a necessidade de se repensar e redesenhar a estrutura curricular vigente nesse nível de ensino, almejando um currículo mais interessado e comprometido com a real aprendizagem da matemática.

Biografia do Autor

Selma Felisbino Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Professora de Matemática. Formadora de professores. E-mail: selmafh@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6919-442X.

Daiana Zanelato dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Professora de Matemática da rede estadual catarinense. E-mail: daizanelato@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5844-805X.

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Pedagógicas - Instituto Central de Ciências Pedagógicas ICCP. Professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Centro de Ciências da Educação. E-mail: juaresthiesen@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9299-4441.

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Publicado
2021-03-24
Como Citar
HILLESHEIM, S. F.; ZANELATO DOS ANJOS, D.; DA SILVA THIESEN, J. A Necessidade de Representar e de Coordenar Registros de Representação Semiótica para a Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais: o que nos diz a BNCC?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-20, 24 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)