Mathematical Knowledge Evidenced by Basic Education Teachers Through Exploratory Teaching

  • Vanessa Garcia Shiinoki Mestranda do Programa de Pós-Graduação: mestrado em ensino de matemática na universidade tecnológica federal do paraná. https://orcid.org/0009-0003-1767-2006
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento de Ciências Humanas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. https://orcid.org/0000-0002-1489-6245
  • Marília Meletti de Abreu Probst Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR. Mestre pelo PROFMAT na Universidade Estadual de Londrina (UEL). https://orcid.org/0009-0006-9159-7085
Keywords: Subdomains of Mathematical Knowledge, Teaching Practice, Teaching Mathematics

Abstract

The objective of this research is to identify subdomains of Mathematical Knowledge for Teaching evidenced through the teaching practice of teachers in a master 's degree professional in Teaching Mathematics. The methodological structure used was qualitative and interpretative. The analyzed data were produced through the researcher 's participant observation, using her field diary, student writings and photographic records. It was possible to identify different subdomains of Mathematical Knowledge for Teaching at different times: when planning classes, during classes and in discussion and analysis of classes. We conclude that the use of challenging mathematical tasks, the teaching approach exploratory and collaborative work in planning made it possible to the teachers one reflection more in-depth information about the Teacher 's Mathematical Knowledge.

Author Biographies

Vanessa Garcia Shiinoki, Mestranda do Programa de Pós-Graduação: mestrado em ensino de matemática na universidade tecnológica federal do paraná.

Participa como aluna regular de mestrado no PPGMAT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR multicampi Cornélio Procópio e Londrina. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é professora regente dos Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Londrina.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento de Ciências Humanas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós -Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

                     
Marília Meletti de Abreu Probst, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR. Mestre pelo PROFMAT na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestre em Matemática pelo programa PROFMAT - Rede Nacional pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.
Pós-Graduação "Lato Sensu" em Tecnologias Aplicadas a educação presencial. Graduação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é docente de Matemática na Educação Básica, Ensino Fudamental II e Ensino Médio, no Colégio Estadual Dr. Gabriel Carneiro Martins - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR.

References

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, n. 59, p. 389-407, 2008.

BISHOP, Alan James.; GOFFREE, Ferdinand. Classroom organization and dynamics. In: Christiansen, B.; Howson, A. G.; Otte, M. (Eds.), Perspectives on mathematics education. Dordrecht: D Reidel, p. 309-365, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/4265. Acesso em: 10 ago. 2023.

CARRILLO-YAÑEZ, José; CLIMENT, Nuria; MONTES, Miguel Ángel; CONTRERAS-GONZÁLEZ, Luis Carlo. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model*. Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 236-253, 2018.

CYRINO, Márcia; JESUS, Cristina. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática Analysis of mathematical tasks in a continuing primary teacher education scheme. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 20, p. 751-764, 2014.

ELIAS, Henrique Rizek. A escrita como um meio para mobilizar o conhecimento matemático docente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2021. p. 1. Disponível em: https://www.even3.com.br//anais/viiisipemvs2021/382158-a-escrita-como-um-meio-para-mobilizar-o-conhecimento-matematico-docente. Acesso em: 15 set. 2023.

FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Miguel; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetike, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 496-514, 2017.

MENEZES, Luís., OLIVEIRA, Hélia., CANAVARRO, Ana Paula. Descrevendo as Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O caso da professora Fernanda. Actas del VII CIBEM. Montevideu, Uruguay: CIBEM, 2013.

OLIVEIRA, Maria Borin; GARCIA, Tânia Marli Rocha. Frações: explorar para compreender. Governo do Paraná, 2014. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf

PONTE, João Pedro da. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: TAVARES, J. (Ed.). Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE. Porto: SPCE, p. 59-72, 1999.

PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em matemática. O professor e o desenvolvimento curricular, [s. l.], p. 11-34, 2005a.

PONTE, João Pedro da. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In: SANTOS, Lurdes; CANAVARRO, Ana Paula; BROCARDO, João (Eds.). Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas. Lisboa: APM, p. 267-284, 2005b.

PONTE, João Pedro da. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, p. 13-27, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275409996_Tarefas_no_ensino_e_na_aprendizagem_da_Matematica. Acesso em: 11 set. 2023.

RODRIGUES, Silmara Ribeiro. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. masterThesis - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, [s. l.], 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/25662. Acesso em: 10 jun. 2023.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 266-283, 2012.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 4, 1986.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, dez. 2014. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293.%20Acesso%20em%3A%2012>. Acesso em: 20 out. 2023.

STEIN, Mary Kay ; ENGLE, Randi A.; SMITH, Margaret Schwan.; HUGHES, Elizabeth K. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.

STEIN, Mary Kay ; HENNINGSEN, Marjorie; SMITH, Margaret Schwan; SILVER, Edward A.; Implementing Standards-Based Mathematics Instruction: A Casebook for Professional Development. [S. l.]: Teachers College Press, 1234 Amsterdam Avenue, New York, NY 10027, 2000. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2023.

STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schwan. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão da investigação à prática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 105, p. 22-28, 2009.

VALE, Isabel. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Revista Interacções, [s. l.], v. 8, n. 20, 2012. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/493. Acesso em: 10 ago. 2023.

Published
2024-07-12
How to Cite
GARCIA SHIINOKI, V.; DE FÁTIMA DANTE CORREIA ROCHA, Z.; MELETTI DE ABREU PROBST, M. Mathematical Knowledge Evidenced by Basic Education Teachers Through Exploratory Teaching. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-19, 12 Jul. 2024.