Conocimientos matemáticos evidenciados por docentes de educación básica a través de la enseñanza exploratoria

  • Vanessa Garcia Shiinoki Mestranda do Programa de Pós-Graduação: mestrado em ensino de matemática na universidade tecnológica federal do paraná. https://orcid.org/0009-0003-1767-2006
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento de Ciências Humanas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. https://orcid.org/0000-0002-1489-6245
  • Marília Meletti de Abreu Probst Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR. Mestre pelo PROFMAT na Universidade Estadual de Londrina (UEL). https://orcid.org/0009-0006-9159-7085

Resumen

L'objectif de cette recherche est d'identifier les sous-domaines des connaissances mathématiques pour l'enseignement mises en évidence par la pratique pédagogique des enseignants dans une maîtrise professionnel dans Enseignement des mathématiques. La structure méthodologique utilisée a été qualitative et interprétative. Les données analysées ils étaient produit grâce à l' observation participante de la chercheuse, en utilisant ses journal de terrain, écrits des étudiants et dossiers photographiques. Il était possible d'identifier différents sous-domaines des connaissances mathématiques pour l'enseignement à différents moments: lors de la planification des cours, pendant les cours et en discussion et analyse des cours. Nous concluons que l'utilisation de tâches mathématiques stimulantes, l' approche pédagogique travail exploratoire et collaboratif en matière de planification a rendu possible au enseignants un réflexion des informations plus approfondies sur les connaissances mathématiques de l' enseignant.

Biografía del autor/a

Vanessa Garcia Shiinoki, Mestranda do Programa de Pós-Graduação: mestrado em ensino de matemática na universidade tecnológica federal do paraná.

Participa como aluna regular de mestrado no PPGMAT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR multicampi Cornélio Procópio e Londrina. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é professora regente dos Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Londrina.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento de Ciências Humanas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós -Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

                     
Marília Meletti de Abreu Probst, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR. Mestre pelo PROFMAT na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestre em Matemática pelo programa PROFMAT - Rede Nacional pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.
Pós-Graduação "Lato Sensu" em Tecnologias Aplicadas a educação presencial. Graduação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é docente de Matemática na Educação Básica, Ensino Fudamental II e Ensino Médio, no Colégio Estadual Dr. Gabriel Carneiro Martins - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR.

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Publicado
2024-07-12
Cómo citar
GARCIA SHIINOKI, V.; DE FÁTIMA DANTE CORREIA ROCHA, Z.; MELETTI DE ABREU PROBST, M. Conocimientos matemáticos evidenciados por docentes de educación básica a través de la enseñanza exploratoria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-19, 12 jul. 2024.