REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES INERENTES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Abstract
O presente ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões inerentes aos saberes docentes de professores de Matemática com base em importantes autores que discorrem sobre a temática, tais como Roldão (2007), Tardif (2002), Gauthier (2006), Shulman (1986) e outros como Carrillo (2013), Ball, Thames e Phelps (2008), com ênfase em quais são os saberes docentes dos professores de Matemática são necessários para a formação e desempenho da docência de maneira competente ao longo da carreia. O estudo realizado apresenta diversas classificações dos saberes docentes de acordo com cada autor apresentado e mostra que, os saberes docentes relacionam-se entre si e são construídos e reconstruídos durante a formação e carreira profissional docente, mediante ação e reflexão da prática educativa, sendo saberes essenciais para a atuação e formação docente.
References
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental- 1 ed. – Brasília: MEC/SEF. 1998.
CARRILLO, José. et al. Determining Specialized Knowledge for Mathematics Teaching. In: CONGRESS OF EUROPEAN RESEARCH I MATHEMATICS EDUCATION – CERME, 8., 2013, Manavgat-Side, Antalya – Turkey. Conference proceedings Manavgat-Side, Antalya – Turkey, p. 1-10, 2013. Disponível em:
CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber - Perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, p. 31 -39, 2007.
FIORENTINI, Dario., OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MELLO, Geison.; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes.; WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 126-133, 2017. Disponível em: < https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/4579 >. Acesso em: 09 set. 2023.
MIGUEL, José Carlos. O ensino de matemática na perspectiva da formação de conceitos: implicações teórico-metodológicas. Núcleos de Ensino-PROGRAD-UNESP. I ed. São Paulo-SP: Editora UNESP, v. 1, p. 375-394, 2005. Disponível em:
NCTM, Normas profissionais para o ensino da matemática. Lisboa: APM, 1998.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12 n.34. jan./abr. 2007. p. 94-103.
SANTOS, Josiane Cordeiro de Sousa. Formação continuada do professor de matemática: contribuições das tecnologias da informação e comunicação para prática pedagógica. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
SERRAZINA, Lurdes. Professores e formadores investigam a sua própria prática: o papel da colaboração. Zetetiké, v. 11, n. 20, p. 51-84, 2003.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. in: Educational Researcher, v. 17, nº 1, 1986.
TARDIF, Maurice. O que é o saber da experiência no ensino? In: ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 25-39.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TEIXEIRA, Fabiana Cristina. A construção dos saberes docentes por professores formadores. 2012, 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
VERGNAUD, Gerard. La théorie des champs conceptuels. Récherches em Didactique des Mathématiques, 1990.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.