Uma discussão de Medidas Estatísticas a partir de Questões Socioeconômicas em uma intervenção no Programa Residência Pedagógica

Keywords: Pedagogical Residency., Mathematical Investigations., Critical Mathematical Education., Teacher Training.

Abstract

This work was carried out as part of the Pedagogical Residency Program of a Mathematics Degree Centre to reflect on an intervention based on discussions about arithmetic mean and weighted arithmetic mean in everyday situations. The intervention involved questions related to the Human Development Index (HDI) and income. Development Index (HDI) and average per capita income based on GDP, as well as carrying out discussions in an investigative and in an investigative and dialogical process based on the concepts of Skovsmose and conceptions of Skovsmose and Freire, bringing the context of the classroom closer to the socio-economic reality of each family. The data presented allow us to the results of the action as a significant process of appropriation of the mathematical knowledge studied and the process of appropriation of the mathematical knowledge studied and the discussions presented, visualizing the global perception of the understanding of economic and social processes in a social process in an investigation mediated by different financial situations.

Author Biographies

Jônatas Nunes Pereira Eleutério, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, pós-graduando em Ciência de Dados pela Universidade Cesumar (UniCesumar). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (Emated) e filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), participou de diversos eventos da entidade, apresentando trabalhos, artigos e relatos de experiência na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Possui experiência na área de Educação Matemática, com destaque para a produção de materiais didáticos voltados à atividade de programação, desenvolvidos durante o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Ifes - campus Vitória. Atua como professor de Matemática no ensino fundamental e médio, desenvolvendo pesquisas na área de Tecnologias Digitais aplicadas à educação.

Elcio Pasolini Milli, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas (Cesap), mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e doutorando em Educação em Ciências e Matemática também pelo Ifes com mobilidade internacional no Departamento de Educação e Psicologia da Universiade de Aveiro - Portugal. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI) e é filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), onde atuou na diretoria regional SBEM - Espírito Santo (2018-2025) e atualmente é membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática. É professor efetivo do Ifes lecionando em cursos técnicos e superiores do campus Ibatiba. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando como professor no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, desenvolvendo pesquisas voltadas principalmente para os seguintes temas: ensino de matemática para pessoas com deficiência intelectual, produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas para o ensino de matemática.

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado -, onde atualmente é vice coordenador. Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (MG); Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes) onde realizou pesquisas no campo da História da Matemática. Possui Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ). No Ifes, além de atuar como professor, é membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do Ifes; foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ifes, campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador da Área de Matemática no Ifes, campus Vitória (2019-2021); foi coordenador do Programa de Residência Pedagógica nos períodos de 2018-2019 e 2022-2024.Líder do DEVIRes - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Diferença e Inclusão. Coordenador do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT13 da SBEM): Diferença, Inclusão e Educação Matemática (2021-2024).

References

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Published
2025-08-15
How to Cite
NUNES PEREIRA ELEUTÉRIO, J.; PASOLINI MILLI, E.; REIS THIENGO, E. Uma discussão de Medidas Estatísticas a partir de Questões Socioeconômicas em uma intervenção no Programa Residência Pedagógica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 18, 15 Aug. 2025.