A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA

  • Regina Maria Pavanello UEM

Abstract

O objetivo do texto é discutir se as interações discursivas estabelecidas entre professora e alunos a respeito do tema Medidas de Tempo em sala de aula possibilitam a construção do conhecimento pelos alunos. A análise tem por base a transcrição de observação realizada em uma sala de aula de matemática de 3ª série do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Maringá (PR).

Author Biography

Regina Maria Pavanello, UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

References

ALMIRO, J. P. S. O discurso na sala de matemática e o desenvolvimento profissional do professor. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa.

BISHOP, A. e GOFFREE, F. Classroom organization as dynamics. In CHRISTIANSEN, B; HOWSON, A. G. e OTTE, M. (Eds.) Perspectives on Mathematics Education. Dordrecht: REIDEL, 1986.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In BRUN, J. (Dir.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

MONTOYA, A. O. D. Piaget e a criança favelada. Petrópolis: Vozes, 1996.

NÓVOA, A. A formação contínua entre a pessoa-professor e a organização-escola. Inovação, v. 4, n. 1, 1991.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM/IIE, 1991.

PASTOR, A. Linguagens, construção dos saberes e da cidadania. In APAP, G. et al. A construção dos saberes e da cidadania. Da escola à cidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PEDRO, E. O discurso na aula: uma análise sociolingüística da prática escolar em Portugal. Lisboa; Edições Rolim, 1992.

PIAGET, J. Où va l’éducation? Paris: Denoël-Gonthier, 1972.

STUBBS, M. Linguagem, escolas e aulas. Lisboa: Livros Horizonte, 1987.

How to Cite
PAVANELLO, R. M. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Section
Artigos (fluxo contínuo)