A Constituição de um Plano de Intensidades: aprender e matemática e diferença e escrita-avalanche e...

  • Diego Matos Gondim
  • Roger Miarka Universidade Estadual Paulista

Abstract

O que é aprender? O que é matemática? Que pode um aprender? Que pode uma matemática? Este artigo se aventura em tais interrogações, buscando problematizar o conceito de aprendizagem junto à Matemática e a filósofos que assumem a potência da diferença. Para isso, buscamos, inspirados por Deleuze e Guattari (1992), constituir um plano de intensidades que potenciassem um caminho possível para essa problematização, materializado em uma escrita sem paradas e sem seções, a qual chamamos de escrita-avalanche. Nesse movimento, o texto se lança em direção a  linhas de tensão entre a Matemática e uma matemática, buscando possibilidades de matemáticas menores que nos permitam pensar a aprendizagem como acontecimento da diferença e não como produção da relação entre diferentes; em outras palavras, em uma aprendizagem inventiva, compreendida como experiência ética, estética e política.

References

BECKER, Fernando. Aprendizagem – concepções contraditórias. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, v.1, n. 1, p.53-73, 2008.

CLARETO, Sônia Maria. Matemática como acontecimento na sala de aula. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED (Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais), 36, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: < http://36reuniao.anped.org.br/trabalhos/177-trabalhos-gt19-educacao-matematica>. Acesso em: 12 fev. 2015

CLARETO, Sônia Maria; CAMMAROTA, Giovani. Problematizando os Pressupostos da Cognição: Implicações para a Aprendizagem Matemática.In: Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática EBRAPEM, 15, 2011, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Editora Realize, 2011.

CLARETO, Sônia M.; SILVA, Aline A.; CLEMENTE, João C.. De Triângulo a bola: uma matemática menor e a sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais... Rio de janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013.

CLARETO, Sônia Maria; FERNANDES, Filipe Santos. Os infinitos e seus tamanhos: nos becos da sala de aula, que matemática acontece? In: MONTEIRO, Alexandrina; VILELA, Denise (orgs). Os Paradoxos do Infinito. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p.315-355

CORAZZA, Sandra Mara; SILVA, Tomaz Tadeu da. Manifesto por um pensamento da diferença em educação. In: CORAZZA, Sandra Mara; SILVA, Tomaz Tadeu da. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.9-17

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: volume 5. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.27, n.2, p.169-178, 2002.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jun. 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2015.

ONODERA, Marcio Masaki. Texto de Divulgação. Disponível em: <https://www.ime.usp.br/~masaki/mat.html>. Acesso em: 2 março de 2016.

PRADO, Marcos. O Livro de Poemas de Marcos Prado. São Paulo: Editora Iluminuras, 1996.

RIANI COSTA, Camilo Floriano. Caricatas: arte-rosto-humor-experiência. Tese (Doutorado em Educação), Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v.1, n.2, p. 241-251, set.-fev, 1993.

ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. Subtrair: escola-pesquisar produzindo formação. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, São Caetano do Sul. Anais... 2016. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

SANTOS, José Carlos de Sousa Oliveira. A aprendizagem da Matemática. Gazeta de Matemática, Lisboa, n. 152, 2007, p.4–8. Texto disponível em <http://www.fc.up.pt/mp/jcsantos/op.html#pxt>. Acessado em: 16/02/2016.

Published
2017-06-10
How to Cite
GONDIM, D. M.; MIARKA, R. A Constituição de um Plano de Intensidades: aprender e matemática e diferença e escrita-avalanche e... Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 115-131, 10 Jun. 2017.
Section
Foucault, Deleuze e Educação Matemática