Educação Matemática Inclusiva e Pibid: compreensões de um trabalho desenvolvido em uma escola inclusiva

  • Vanessa de Paula Cintra Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Abstract

Neste trabalho, buscamos analisar que compreensões podem ser produzidas a partir de um trabalho desenvolvido por um grupo participante do Programa de Iniciação à Docência de uma Universidade Pública, ao desenvolver atividades de intervenções em uma escola inclusiva, que atende alunos surdos e ouvintes. Apresentamos no texto algumas dessas atividades, discutimos os impactos na formação inicial dos futuros professores de Matemática que participaram das intervenções, bem como as influências dessas atividades no aprendizado dos alunos da escola. Compreendemos que o trabalho viabilizou estratégias para ensinar Matemática para alunos surdos e ouvintes, valorizando o visual, facilitando a interpretação e a comunicação entre os pares, e a inserção dos futuros professores na escola inclusiva promoveu a eles novos conhecimentos sobre a docência, mobilizando seus saberes de maneira reflexiva e auxiliando-os na compreensão de situações complexas de ensinar e aprender para a diversidade, desenvolvendo uma atitude crítica em relação às diferenças.

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Published
2019-02-28
How to Cite
CINTRA, V. DE P. Educação Matemática Inclusiva e Pibid: compreensões de um trabalho desenvolvido em uma escola inclusiva. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 Feb. 2019.
Section
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática