Reflexões sobre a Orientação de Pesquisas de Pós-Graduação em Educação Matemática com o Suporte da Teoria Antropológica do Didático

  • Marilena Bittar UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS

Abstract

Este artigo apresenta uma reflexão dos autores sobre a orientação de 15 trabalhos de pesquisa de pós-graduação no campo da Educação Matemática, usando como referencial a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard e compartilhada por outros autores que seguem os mesmos postulados dessa vertente da Didática da Matemática. Os referidos trabalhos foram realizados, na última década, nos cursos de Mestrado e Doutorado, em Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática. Mais especificamente, as pesquisas desenvolvidas com o suporte da mencionada abordagem antropológica apresentam um traço comum que consiste em envolver práticas e saberes associados à atividade matemática da educação básica. O interesse em adotar esta abordagem justifica-se diante da possibilidade de preservar a valorização dos aspectos conceituais das ciências de referência, interligando as especificidades da Matemática e da Educação. A análise da trajetória seguida na realização de quinze trabalhos, cujos objetivos e resultados são considerados de modo articulado com a abordagem antropológica, indica que um dos desafios atuais na realização de novas pesquisas, usando o mesmo referencial, consiste em estruturá-las para que possam contribuir na proposição de métodos e de recursos inovadores para a educação matemática escolar. Essa perspectiva decorre ainda da potencialidade do referencial adotado no sentido de viabilizar uma educação matemática mais significativa e em sintonia com os desafios da atual sociedade das tecnologias digitais das multimídias da informação.

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Published
2014-12-20
How to Cite
BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. DE; PAIS, L. C. Reflexões sobre a Orientação de Pesquisas de Pós-Graduação em Educação Matemática com o Suporte da Teoria Antropológica do Didático. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 15, 20 Dec. 2014.