Quem conduz a narração é o ouvido: mobilizações da História Oral na Educação Matemática

  • Maria Ednéia Martins Salandim Maria Ednéia Martins Salandim UNESP - campus Bauru - SP - Faculdade de Ciência
  • Karina Aparecida da Silva Karina Aparecida da Silva UNESP - campus Bauru - SP - Faculdade de Ciência

Abstract

Neste artigo tematizaremos experiências, desafios e potencialidades na realização, edição e análise de entrevistas produzidas com base na metodologia da História Oral. Inseridas nas discussões quanto à mobilização dessa metodologia de pesquisa na Educação Matemática, particularmente aquelas realizadas junto ao Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM), as autoras se envolveram na realização e análise de mais de 40 entrevistas para suas pesquisas que tematizaram a formação e atuação de professores que ensinam ou ensinaram Matemática no Brasil. Expõe-se aqui a importância do ouvir desde a escolha dos entrevistados até a análise das e a partir das narrativas resultantes das entrevistas. É preciso saber perguntar sobre o que se deseja conhecer e problematizar com a entrevista, mas é preciso que sejamos conduzidos por ouvidos atentos no sentido de não ouvirmos apenas aquilo que desejamos ou somente sobre o que perguntamos.

References

LARROSA, J. (Org.). Elogio da escola. Tradução Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MARTINS-SALANDIM, M. E. Entrevistas de História Oral: releituras. Anais eletrônicos do XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016. ISSN: 2316-5219. Disponível em: < https://www.encontro2016.historiaoral.org.br/resources/anais/13/1461855878_arquivo_artigo_Entrevistas-de_Historia_Oral_final.pdf>. Acesso em 25 mai. 2019.
MARTINS-SALANDIM, M. E. A interiorização dos cursos de Matemática no Estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 387. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
MARTINS-SALANDIM, M. E. Escolas Técnicas Agrícolas e Educação Matemática: história, práticas e Marginalidade. 2007. 265f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
MARTINS, M. E. Resgate histórico da formação e atuação de professores de escolas rurais da região de Bauru (SP). 2003. 260 f. Relatório (Iniciação Científica). Fapesp/Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2003.
MATUCHESKI, S. Diferenciação e padronização: um estudo sobre o Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). UNESP, Rio Claro, 2016.
MURBACH, M. C. G. Histórias Infantis e Alfabetização Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Curitiba, Paraná: Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, 2017.
PORTELLI, A. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
ROSA, F. M. C. da. Histórias de Vida de alunos com deficiência visual e de suas mães: um estudo em Educação Matemática Inclusiva. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.
SILVA, K. A. da. Primeiros Cursos para Formação de Professores Indígenas no estado de São Paulo: um estudo em História da Educação Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru, 2019. 260 p.
SILVA, K. A. da. Lágrimas e Risos: expectativas e desafios da entrevista de História Oral. Anais eletrônicos do XIV Encontro Nacional de História Oral, 2018 ISSN: 2316-5219. Disponível em: . Acesso em 25 mai. 2019.
SILVEIRA, D. D. O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes em libras a partir da história oral. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
Published
2019-12-21
How to Cite
MARIA EDNÉIA MARTINS SALANDIM, M. E. M. S.; KARINA APARECIDA DA SILVA, K. A. DA S. Quem conduz a narração é o ouvido: mobilizações da História Oral na Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 402-412, 21 Dec. 2019.
Section
História Oral e Educação Matemática