Lesson Study como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática sobre o Conceito de Volume

  • Roger Artur Jähring Wanderley Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

Resumen

Este artigo descreve, analisa e discute resultados de uma investigação do tipo observação participante sobre o conceito de volume e de seu ensino defendidos pela comunidade científica da Educação Matemática, mobilizados em uma formação de professores à luz do Lesson Study. O estudo foi apoiado em referências da Educação Matemática sobre Lesson Study, formação de professores e volume. Os dados emergiram de diário de bordo, planos de aula, entrevista focal e gravação de áudio e imagem. Os principais resultados mostraram que os professores ampliaram e aprofundaram seus conhecimentos de volume, antes limitados a fórmulas, ao estabelecerem relações deste conceito com os de área, massa e densidade, a partir de situações de comparação, medição e produção, além de compreenderem as diferenças entre os conceitos de volume e capacidade. A colaboração, a negociação e a elaboração grupal de diferentes estratégias de ensino foram insumos para os professores apreenderem conhecimentos pedagógicos sobre volume.

onfiança ao ministrar aulas.

Biografía del autor/a

Roger Artur Jähring Wanderley, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Professor de Matemática da Secretaria Municipal da Serra/ES. Mestre em Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). E-mail: wanderley.roger@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3272-8245.

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Matemática (Ufes), Doutora em Psicologia da Educação Matemática (Unicamp), Pós-doutora em resolução de Problemas (Univ. Lisboa - Portugal) e Números Racionais (Rutgers University - US). Professora titular do Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). E-mail: alicevfs@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2038-813X.

Citas

BABA, Takuya; IWASAKI, Hideki; UEDA, Atsumi; DATE, Fumiharu. Values in Japanese mathematics education: their historical development. ZDM Mathematics Education, v. 44, p.21-32, 2012.

BALDIN, Yuriko Yamamoto; SILVA, Aparecida F.; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; WROBEL, Julia Schaetzle. Understanding the Lesson Study in the Brazilian Cultural Context: Current Challenges and Perspectives for the Future. In: WORLD ASSOCIATION OF LESSON STUDIES Studies (WALS) International Conference, 2018, Beijing, People's Republic of China. Anais…, Beijing: Beijing Normal University, 2018.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389–407, nov. 2008.

BATTISTA, Michael T. Understanding students’ thinking about area and volume measurement. In CLEMENTS, Douglas H.; BRIGHT, George. (Org.) Learning and Teaching Measurement: 2003 Yearbook. Virginia: Reston, 2003. p.122-142.

BERG, Kevin; GREIVE, Cedric. Understanding the siphon: An example of the development of pedagogical content knowledge using textbooks and the writings of early scientists. Australian Science Teachers' Journal, v. 45, n. 4, p. 19-26, 1999.

BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Study. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2017. Disponível em <http://hdl.handle.net/11449/151292>. Acesso em 01 de set. 2019.

BJULAND, Raymond; MOSVOLD, Reidar. Lesson Study in teacher education: Learning from a challenging case. Teaching and Teacher Education, v. 52, p. 83-90, sep. 2015.

CARVALHO, Rodrigo da Silva. Um estudo comparativo sobre educação matemática entre Brasil e Japão. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2015.

DOUADY, Regine; PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. v. 20, n. 4, p. 387-424, 1989.

FERNANDEZ, Clea. Learning from Japanese approaches to professional development: The case of Lesson Study. Journal of Teacher Education, v.53, n. 5, p. 393–405, nov. 2002.

FERNANDEZ, Clea; YOSHIDA, Makoto. Lesson Study: A Japanese approach to improving mathematics teaching and learning. New Jersey, US: Autores Associados, 2004.

FERNANDEZ, Clea; CANNON, Joanna; CHOKSHI, Samrat. A US–Japan Lesson Study collaboration reveals critical lenses for examining practice. Teaching and Teacher Education, Cardiff, n. 19, p. 171-185, 2003.

FIGUEIREDO, Ana Paula Nunes Braz. Resolução de problemas sobre a grandeza volume por alunos do Ensino Médio: um estudo sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Centro de Educação, UFPE, Recife, 2013.

FUJII, Toshiakira. Implementing japanese Lesson Study in foreign countries: misconceptions reviewed. Mathematics Teacher Education and Development, v. 16, n. 1, p. 2-18, jun. 2014.

GAIGHER, Vanessa Ribeiro. Formação do professor de Matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

HILL, Heather et al. Measuring the Mathematical quality of instruction: Learning Mathematics for Teaching Project. Journal for Mathematics Teacher Education, v. 14, n.1, p. 25-47, feb. 2011.

LEWIS, Catherine; PERRY, Rebecca; HURD, Jacqueline. Improving mathematics instruction through Lesson Study: A theoretical model and North American case. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 12, n. 4, p. 263-283, 2009.

LIMA, Paulo Figueiredo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Grandezas e Medidas. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de (Coordenação). Matemática: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, v. 17, Cap. 8, p. 167-200, 2010.

LOWERY, Norene Vail. Construction of teacher knowledge in context: Preparing elementary teachers to teach mathematics and science. School Science and Mathematics, v. 102, n. 2, p. 68-83, 2002.

MACEDO, Aluska Dias Ramos. de; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; WISLOW, Carl. Lesson Study with didactical engineering for student teachers in Brazil. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 9, n. 2, p. 127-138, 2020.

MAGNUSSON, Shirley; KRAJCIK, Joseph; BORKO, Hilda. Nature, sources and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In Julie Gess-Newsome & Norman G. Lederman (Eds.). Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic, p. 95-132, 1999.

MELLO, Luanda Firme. Formação do conceito de área e perímetro a partir de aulas baseadas no modelo Lesson Study. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

MORAIS, Leonardo Bernardo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Análise da abordagem do conceito de volume nos livros didáticos de Matemática para os anos finais do ensino fundamental sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Congresso de Iniciação Científica - UFPE, Recife, 2010.

MURATA, Aki. Introduction: conceptual overview of Lesson Study. In: HART, Lynn C.; ALSTON, Alice; MURATA, Aki. (Ed.). Lesson Study research and practice in mathematics education. New York, NY: Springer, 2011. p. 1-12.

NIESS, Margaret. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher Education, n. 21, p. 509-523, 2005.

PERRY, Rebecca; LEWIS, Catherine. What is Successful Adaptation of Lesson Study in the U.S.? Journal of Educational Change, Netherlands, v. 10, n. 4, p. 365-391, 2009.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Lesson Study - parte 1 - origem e principais características - Maria Alice. 2019. Vídeo. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=z-S3g7Yup4c&t=1s>. Acesso em: 30 de ago. 2020a.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Lesson Study - parte 5 - bansho-neriage-matome - Maria Alice. 2019. Vídeo. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BnaehYc_-MU>. Acesso em: 30 de ago. 2020b.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; WROBEL, Julia Schaetzle; GAIGHER, Vanessa Ribeiro. Planejamentos colaborativos e reflexivos de aulas baseadas em resolução de problemas verbais de matemática, Vidya, Santa Maria, v.37, n.1, p.51-73, jan/jun., 2017.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; WROBEL, Julia Schaetzle; BALDIN, Yuriko. Yamamoto. Lesson Study como meio para formação inicial e continuada de professores de matemática - entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, v.73, p.115-130, jul/dez., 2018.

TAKAHASHI, Akihiko; MCDOUGAL, Thomas. Implementing a new national curriculum: a Japanese public school's two years lesson-study project. In: KARP, Karen.; MCDUFFIE, Amy Roth. (Ed.). Using research to improve instruction. Reston, VA: NCTM, 2014. p. 13-22.

TAKAHASHI, Akihiko; YOSHIDA, Makoto. Ideas for establishing Lesson-Study communities. Teaching Children Mathematics, p. 436–443, may 2004.

TAKAHASHI, Akihiko. Characteristics of Japanese mathematics lessons. Tsukuba Journal of Educational Study in Mathematics, v. 25, p. 37–44, 2006.

Publicado
2020-09-22
Cómo citar
JÄHRING WANDERLEY, R. A.; VEIGA FERREIRA DE SOUZA, M. A. Lesson Study como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática sobre o Conceito de Volume. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-20, 22 sep. 2020.