Identidade Profissional Docente e Currículo: Tessituras Presentes no Projeto Pedagógico de uma Licenciatura em Matemática

  • Elaine Hoffmann Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Loriége Pessoa Bitencourt http://portal.unemat.br/

Resumen

Neste artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem-se o objetivo de analisar as relações entre o ideário identitário e os saberes e conhecimentos inerentes aos futuros professores de matemática, imbricados nas decisões curriculares contidas no Projeto Pedagógico de Curso de uma licenciatura em matemática. Como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Realiza-se uma reflexão sobre formação inicial, identidade profissional, currículo, conhecimentos e saberes para a docência. Também se analisa o Projeto de Curso, no qual se destaca a dicotomia entre o ideário formativo de um professor crítico, ético, consciente do seu papel social, comprometido com o ensino da matemática, com a formação indivíduos críticos, preparados para o exercício da cidadania e a desarticulação entre os conhecimentos e saberes observados nos escritos das unidades curriculares e/ou ementários das disciplinas. Porém, no próprio Projeto de Curso fica evidente a consciência dessa dicotomia e o comprometimento em superá-la.

Biografía del autor/a

Elaine Hoffmann, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Licenciada em Matemática/UNEMAT. Profissional Técnica da Educação Superior/UNEMAT, atuando na Supervisão de Políticas de Formação, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG). E-mail: elainehoff@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7643-2091

Loriége Pessoa Bitencourt, http://portal.unemat.br/

Doutora em Educação/UFRGS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Professora Efetiva Adjunto IV, Curso de Licenciatura em Matemática/UNEMAT - Campus de Cáceres/MT. E-mail: lori.pessoa@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7643-2091.

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Publicado
2020-10-20
Cómo citar
HOFFMANN, E.; BITENCOURT, L. P. Identidade Profissional Docente e Currículo: Tessituras Presentes no Projeto Pedagógico de uma Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-21, 20 oct. 2020.