A Matemática Informal: sua Aplicação no Canteiro de Obras por meio do Conhecimento Empírico

Palavras-chave: Matemática. Canteiro de obras. Etnomatemática.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar situações reais de um canteiro de obras para utilização da construção do conhecimento matemático abordado em sala de aula. Inicialmente identificando como a matemática está inserida na construção civil, e assim, associar exemplos do cotidiano de um pedreiro à matemática formal, ressaltando a importância da Etnomatemática como proposta educacional. As atividades desenvolvidas de pesquisa foram realizadas com cinco pedreiros do município de Rebouças-PR. O referencial teórico tem como base a literatura da Etnomatemática, a partir da abordagem qualitativa. Metodologicamente utilizou-se de entrevista e relato de experiências dos construtores. Como principal resultado, verificamos que a Matemática está ligada ao cotidiano de um canteiro de obras, por exemplo, realização do orçamento, cálculo para manter a estrutura no “esquadro”, proporções de água e massa para a obtenção do concreto adequado ao tipo de finalidade, inclinação do telhado, nivelação dos pisos e diversas outras aplicações. Via de regra, os cálculos e previsões utilizam a Regra de Três. A exceção a esta regra está relacionada à área e volumes. Dessa forma, torna-se imprescindível criar relações entre a matemática formal, abordada em sala de aula, com o saber empírico, presente na comunidade.

Biografia do Autor

Paula Délis Baum, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro Irati

Graduada na licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual do Centro Oeste- Unicentro, Irati- PR. Estudante da disciplina isolada Métodos e Tópicos em Educação e Matemática do programa de mestrado PPGEN da Universidade Estadual do Centro Oeste. E-mail: pauladelis123@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0381-2368.

Denilson Ramos Otomar, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro Irati

Licenciado e bacharel em Física pela UFV (2002) e Mestre em Física Aplicada pela mesma universidade (2005). Doutor pela UFF em Física Nuclear na área de Reações Nucleares (2009).  Pós-doutorado por meio de uma bolsa do projeto PNPD (2009-2014). Atualmente, professor adjunto da Unicentro - Universidade Estadual do Centro Oeste. E-mail: dotomar@unicentro.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1609-5414.

Renata Maria de Carvalho Schimitz, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro Irati

Professora colaboradora do departamento de matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati - Paraná. Mestre em desenvolvimento comunitário. E-mail: re.schimitz@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7884-1972.

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
BAUM, P. D.; OTOMAR, D. R.; SCHIMITZ, R. M. DE C. A Matemática Informal: sua Aplicação no Canteiro de Obras por meio do Conhecimento Empírico. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-20, 17 dez. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)