Quando Matemática da Rua e Matemática da Escola se Encontram na Formação de Professores

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma intervenção pedagógica elaborada e desenvolvida com o propósito de exercitar o estranhamento entre a matemática da rua e a matemática da escola na formação de professores de matemática. Para efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura na qual, a partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), procurou-se fundamentar como o estranhamento, produzido a partir do tratamento de categorias do cotidiano, pode constituir ambientes educacionais propícios ao exercício e leitura da produção de significados. Com base em videogravações e produções de seis alunos de licenciatura em matemática, apresenta-se o resultado de uma leitura plausível (LINS, 1999) da intervenção pedagógica, bem como tece-se considerações a respeito do potencial de atividades baseadas em categorias do cotidiano para promover o estranhamento, e constituir ambientes adequados a produção e compartilhamento significados que ampliem os repertórios matemático e não matemático dos futuros docentes.

Biografía del autor/a

Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

Licenciado em Matemática pela UNEMAT, Especialista em Matemática pela UNICAMP, Mestre em Educação pelo IE/UFMT, Doutor em Educação Matemática pelo IGCE da UNESP/ Rio Claro. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

E-mail: edson.barbosa@ufmt.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5418-009X.

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Publicado
2022-12-14
Cómo citar
BARBOSA, E. P. Quando Matemática da Rua e Matemática da Escola se Encontram na Formação de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-22, 14 dic. 2022.
Sección
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis