Quando Matemática da Rua e Matemática da Escola se Encontram na Formação de Professores
Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma intervenção pedagógica elaborada e desenvolvida com o propósito de exercitar o estranhamento entre a matemática da rua e a matemática da escola na formação de professores de matemática. Para efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura na qual, a partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), procurou-se fundamentar como o estranhamento, produzido a partir do tratamento de categorias do cotidiano, pode constituir ambientes educacionais propícios ao exercício e leitura da produção de significados. Com base em videogravações e produções de seis alunos de licenciatura em matemática, apresenta-se o resultado de uma leitura plausível (LINS, 1999) da intervenção pedagógica, bem como tece-se considerações a respeito do potencial de atividades baseadas em categorias do cotidiano para promover o estranhamento, e constituir ambientes adequados a produção e compartilhamento significados que ampliem os repertórios matemático e não matemático dos futuros docentes.
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