Modelo dos Campos Semânticos no Ensino via Resolução de Problemas: Possibilidades para Formação de Professores

Resumen

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado da primeira autora, a qual desenvolveu uma atividade com alunos do sexto ano do ensino fundamental anos finais, sobre o cálculo de área do triângulo via Resolução de Problemas sob o Enfoque do Modelo dos Campos Semânticos. Por meio dos recortes da atividade desenvolvida, buscamos evidenciar como as noções enunciadas no interior da atividade podem contribuir para a formação continuada de professores que ensinam matemática, uma vez que as noções enunciadas e identificadas nos registros escritos dos alunos exemplificam o Modelo dos Campos Semânticos na prática da sala de aula, de modo que podem funcionar como instrumento para melhor compreensão do Modelo para os professores em formação.

Biografía del autor/a

Tereza Aparecida Rozario

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná – SEED/PR. E-mail: tere.matematica@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1104-5469.

 

Rafael Machado Silva

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR-Londrina). E-mail: rm.raffael@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0830-2121.

 

Citas

BARROSO, D. F. Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal, Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília/DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3.º e 4.º ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CABRAL. D. F. S. C. Educação financeira escolar: A noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

DIAS, J. N. M. Educação Financeira Escolar: A Noção de Juros. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

FRANCO, C. de A. Educação financeira escolar: a noção de juros no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2018.

HENRIQUES, M. D. Um estudo sobre a produção de significados de estudantes do Ensino Fundamental para Área e Perímetro. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

IMBERNÓN. F. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora Alternativa, 2004.

LINS, R. C. Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais Sólidas as Bases da Pesquisa. Revista de Educação Matemática da SBEM, São Paulo. Ano 1. n. 1. 1993.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, Brasil: Editora Papirus, 1997.

LINS, R. M. O modelo dos campos semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, C. L. et al. (Org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, v. 1, p. 10-20.

LOPES, K. T. Uma investigação sobre o Ensino de Porcentagem no 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

LOSANO, L. A. B. Design de Tarefas de Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

MASSANTE, K. A. S. C. C. Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal De Juiz De Fora, 2017.

MIRANDA, D. G. de. Modelo dos campos semânticos: produção de significados para as noções de áreas e perímetro no ensino fundamental II. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2017.

OLIVEIRA. A. B. Maringá 2022. Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores: um olhar para os conteúdos algébricos. Dissertação (Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

PROENÇA, M. C. de. Resolução de Problemas: Encaminhamentos para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.

ROMANOWSKI, J.P. Formação e profissionalização docente. 4. Ed. rev. Curitiba: Editora Ibpex, 2010.

ROZARIO, T. A. Ensino-Aprendizagem de Área de Triângulo Via Resolução de Problemas: Análise Sob o Enfoque do Modelo dos Campos Semânticos. Dissertação (Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

SANTOS, L. G. Educação financeira e educação matemática: inflação de preço no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

SHULMAN, L. S. (1986). Those who understand: knowledge Growth. Teaching Educational Research, v.15, n.2, p.4-14.

XISTO, L. P. Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA): buscando uma visão empreendedora para estudantes adultos no município de Irupi - ES. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.

Publicado
2022-12-14
Cómo citar
ROZARIO, T. A.; SILVA, R. M. Modelo dos Campos Semânticos no Ensino via Resolução de Problemas: Possibilidades para Formação de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-21, 14 dic. 2022.
Sección
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis