Relações Entre A Criatividade Em Matemática E O Desempenho Escolar De Estudantes Do 2° Ano Do Ensino Médio

Resumen

As avaliações de desempenho escolar brasileiro, aplicadas por diferentes órgãos (Inaf, Inep, OCDE), revelam extensa dificuldade com o desenvolvimento matemático tanto na infância como também na fase adulta. Diversos fatores podem influenciar no baixo desempenho, portanto tal cenário exige que sejam pesquisados e aplicados novos métodos para que ocorra melhoria dessa situação. Assim o presente artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi comparar o desempenho escolar de um grupo de estudantes do 2º ano do ensino médio de 3 (três) escolas públicas do Distrito Federal em relação a sua criatividade em matemática. Para isso, foram aplicados dois testes: (a) Teste de Desempenho Criativo no Campo da Matemática (TDCCM); e (b) Teste de desempenho em matemática. Além desses, foi utilizado um questionário com intuito de averiguar a percepção acerca da própria criatividade em matemática. Participaram da pesquisa, um total de 72 estudantes. Por resultados, foi encontrada correlação positiva entre criatividade em matemática e desempenho em matemática, além de constatar que estudantes que possuem uma autopercepção positiva em relação a criatividade em matemática tendem a ter um melhor desempenho na disciplina.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Ferreira Rodrigues Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

 

 

 

 

 

Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Coordenador-Geral de Ensino da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíla (IFB). Professor na mesma Instituição, atua junto aos cursos de Licenciatura em Matemática; Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias; e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É ainda segundo líder do grupo PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (UnB). Graduado em Matemática pela Faculdade Santa Terezinha (Fast/2008); Especialista em Educação Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/2010); Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal de Piauí (IFPI/2022); e Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/2014 e 2019) - eixo de interesse: Educação Matemática, Avaliação e Criatividade. Dentre suas principais produções, é autor do livro 'Matemática das Coisas ou Coisas da Matemática'; co-autor dos livros 'Estimulando a Criatividade, Motivação e Desempenho em Matemática: uma proposta para a sala de aula' e 'Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação'; e co-organizador do livro 'Criatividade em matemática: lições da pesquisa'. Além disso, foi idealizador e coordena os projetos de extensão 'Biblioteca Virtual de Pesquisas em Pensamento Crítico e Criativo em Matemática' e 'Matemática das Coisas'. Tem experiência em Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: 'criatividade em matemática', 'pensamento crítico e criativo em matemática', 'criatividade e aprendizagem' e 'resolução de problemas'. E-mail: mateus.fonseca@ifb.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3373-2721 

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Publicado
2023-11-07
Cómo citar
ALBERTO FERREIRA RODRIGUES JÚNIOR, C.; GIANNI FONSECA, M. Relações Entre A Criatividade Em Matemática E O Desempenho Escolar De Estudantes Do 2° Ano Do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-20, 7 nov. 2023.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)