A Construção do Conceito de Número no Ensino Fundamental: Uma Pesquisa Bibliográfica

  • Antoniel Neves Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Flaviana dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Marlubia Correa de Paula Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Resumen

Neste artigo, reproduz-se estudo em que se investigou como acontece a construção do conceito de número para os estudantes que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico foi orientado pela epistemologia genética de Jean Piaget, que trata da construção do conhecimento matemático. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados em duas bases de dados, com o emprego do protocolo de pesquisa adaptado na Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Dessa busca, restaram nove documentos, tratados a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que o conceito de número foi construído a partir da ideia de agrupamento de quantidade, noções de adição e subtração, e, após, foram estruturados os conceitos de números naturais, partindo dos números menores para os maiores.

Biografía del autor/a

Antoniel Neves Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2020) e especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Educação Ethikos. Tem experiência na área de Educação, como professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais e finais. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP (2014) com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação (2007) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia, lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCEX), atuando como professora na graduação e como permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), na Linha 1 -  Formação de Professores em Educação em Ciências e Matemática, e também no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Matemática (GPTDEM) certificado pela UESC e CNPQ. Compõe o banco de avaliadores (Basis) do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do INEP/MEC e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) para Educação Básica. Foi coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UESC com vigência de abril/2020 a abril/2022. Foi Coordenadora do Institucional do Programa Institucional de Residencia Pedagógica de fevereiro/2018 a março/2019 na UESC. Foi coordenadora da área de Matemática no PIBID entre os anos de 2016 a 2018, e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Robótica Educacional, Comunidade de Pratica; Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino a Distância. Mãe do Davi Augusto de 4 anos.

Marlubia Correa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA; Departamento de Ciências Exatas (DCEX). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - 2019). Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal / Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SEPQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Coordenadora do Projeto - Análise Textual Discursiva com uso de QDA. Vice líder no Grupo de Pesquisa - Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM). Possuo como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre metodologias aplicadas as Análises Textuais com uso de softwares. Até este momento, organizei 10 livros, sendo: 2 sobre Métodos de Análise em Pesquisa Qualitativa; 2 sobre Ensino de Ciências e Matemática com uso de tecnologias em sala de aula; 1 sobre Análise de Discurso e Análise de Conteúdo; 1 Teorias da Análise do Discurso; 1 sobre ensino de estatística na Educação Básica, e 3 livros sobre o Uso de Tecnologias Digitais na Educação respectivamente, (I) do Brasil e Portugal; (II) Brasil e Espanha e Better Together III: O uso de tecnologias digitais na educação da Ibero-América.

Citas

ALVES, Fabiola de Souza. “Tem uma hora que aprendemos a contar de cabeça”: um estudo sobre a construção do conceito do número e o campo aditivo na Educação Infantil. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016.

BANDEIRA, Maria Luziene da Silva Azevedo. O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número. 2019. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC; SEB; Dicei, 2018.

BRASIL. Lei n. 12.801, de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e altera as Leis n. 5.537, de 21 de novembro de 1968, n. 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e n. 10.260, de 12 de julho de 2001. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2011-2014/2013/Lei/L1280 1.htm. Acesso em: 21 jun. 2023.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. v. 3, Brasília: MEC, 1998.

BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. Percepções de professores sobre o uso da modelagem matemática em sala de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 1049-1079, ago. 2012. Disponível em: https://www. scielo.br /j/bolema/a /F6XDrSDZ3NRkFzXSd5Mtjkk/#. Acesso em: 23 jan. 2024.

CASTRO, Samira Bahia e. Entrelaçamentos entre a formação docente para o ensino de matemática e o uso das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.

CASTRO, Viviane Oliveira. A construção do conceito de sistema de numeração decimal durante a alfabetização matemática: uma proposta de intervenção de ensino. 2016. 223 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

DINIS, Andreia Crespo. Representação semiótica: uma perspectiva para a construção do conceito de número na educação infantil. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOPES, Francisco Régis. Software educativo, lúdico e interativo, como recurso didático em apoio à construção do conceito de número por crianças em processo de alfabetização matemática. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2011.

LOVO, Eliane Sborgi. Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino da Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.

MAIA, Maria Vânia Moreira. Reflexões sobre a importância do jogo na educação matemática. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Fortaleza, 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NOLETO, Catarine Almeida Silva. A construção do número pela criança com deficiência intelectual: a percepção entre diferentes ambientes escolares. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C. M., Trad.). 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília: INL, 1975.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Editora Ltda., 1990.

PIAGET, Jean; SZEMINSKA, Alina. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. DOI: 10.7213/dialogo. educ.14.041.DS01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/ article/view/2269. Acesso em: 23 jan. 2024.

SANTOS, Joelma Nogueira dos. A construção do conceito de número natural e o uso das operações fundamentais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

SANTOS, Janiele de Souza. Construção do conceito de número em estudantes com síndrome de Down: estratégias e recursos pedagógicos na sala de aula. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Presidente Prudente, 2019.

SILVA, Ana Paula dos Santos. A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a construção do conceito de número pela criança. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

Publicado
2024-02-26
Cómo citar
NEVES CRUZ, A.; DOS SANTOS SILVA, F.; CORREA DE PAULA, M. A Construção do Conceito de Número no Ensino Fundamental: Uma Pesquisa Bibliográfica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-20, 26 feb. 2024.