A Construção do Conceito de Número e do Sistema de Numeração Decimal numa Aritmética de 1938 e de Autoria da Irmã Franciscana Cecy Cony
Resumen
O artigo apresenta reflexões sobre a construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal num livro de aritmética do ano de 1938 e de autoria da Irmã Franciscana Cecy Cony. Possui uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental, sendo um livro de aritmética do 1º ano do curso elementar, a principal fonte primária desta pesquisa histórica, analisada com base em referenciais sobre manuais escolares. Trata-se de uma obra voltada para a construção da ideia de número até 100 e do sistema de numeração decimal, observando-se os pressupostos do movimento da Escola Nova. Também se observou o emprego de elementos concretos e a proposta de resolução de 160 problemas em situações concretizadas. Apesar de a proposta pedagógica do livro ser anunciada com uma alternativa ao ensino tradicional, ainda se observou uma grande quantidade de exercícios explorando o cálculo abstrato e a memorização.
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