A Construção do Conceito de Número e do Sistema de Numeração Decimal numa Aritmética de 1938 e de Autoria da Irmã Franciscana Cecy Cony

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. https://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Silvio Luiz Martins Britto Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Resumen

O artigo apresenta reflexões sobre a construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal num livro de aritmética do ano de 1938 e de autoria da Irmã Franciscana Cecy Cony.  Possui uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental, sendo um livro de aritmética do 1º ano do curso elementar, a principal fonte primária desta pesquisa histórica, analisada com base em referenciais sobre manuais escolares. Trata-se de uma obra voltada para a construção da ideia de número até 100 e do sistema de numeração decimal, observando-se os pressupostos do movimento da Escola Nova. Também se observou o emprego de elementos concretos e a proposta de resolução de 160 problemas em situações concretizadas. Apesar de a proposta pedagógica do livro ser anunciada com uma alternativa ao ensino tradicional, ainda se observou uma grande quantidade de exercícios explorando o cálculo abstrato e a memorização.

Biografía del autor/a

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Estágio Pós-doutoral em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Citas

Referências
AZEVEDO, Fernando et al. Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Massangana, 2010.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BOHNEN, Aloysio; ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A Atividade dos Jesuítas de São Leopoldo. São Leopoldo: Unisinos, 1989.
AUTORES A e B, 2020.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, Pelotas, n. 11, p. 5-24, abr. 2002.
COLLEGIO SÃO JOSÉ. Lembrança do 50º Anniversário da vinda das Irmans Franciscanas ao Brasil e da fundação do Collegio São José em São Leopoldo – 1872 a 1922. São Leopoldo/RS, 1922.
CONY, Cecy. Aritmética – Coleção S. T. – 1º ano Elementar. Porto Alegre: Livraria Selbach, 1938.
COSTA, David. A. As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. História da Educação, Porto Alegre, RS, v. 18, n. 42, p. 37-59, jan./abr. 2014.
FLESCH, Irmã Benícia. História da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil (1872-1951). Porto Alegre: Metrópole, 1993. v. 1.
KREUTZ, Lúcio. Material didático e currículo na escola teuto-brasileira. São Leopoldo: Unisinos, 1994.
PROFESSORAS DO COLLEGIO SÃO JOSÉ. Arithmetica Elementar Prática – Collecção de regras, exercícios e problemas methodicamente compilados, IIª parte. 2. ed. correcta e augmentada. Porto Alegre: Franz Rath, 1890
RAMBO, Arthur Blásio. A escola comunitária teuto-brasileira católica: a associação de professores e a escola normal. São Leopoldo: Unisinos, 1996.
RUPOLO, Irani. Irmãs Franciscanas no Rio Grande do Sul e compromisso educacional. Revista Vidya, Santa Maria, RS, Edição Especial – 50 anos, p. 83-98, jul. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/498/488 Acesso em: 16 ago. 2023.
Publicado
2025-05-19
Cómo citar
KUHN, M. C.; BRITTO, S. L. M. A Construção do Conceito de Número e do Sistema de Numeração Decimal numa Aritmética de 1938 e de Autoria da Irmã Franciscana Cecy Cony. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 49, p. 1 - 20, 19 may 2025.