A Construção de Telhados e suas Relações com a Semelhança de Triângulos: Um Estudo Sob a Ótica da Etnomatemática

Abstract

Este artigo tem como objetivo explorar os métodos e técnicas usados na construção das empenas de telhados de casas de alvenaria, relacionando tais conhecimentos com a semelhança de triângulos ensinada nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa está fundamentada na tendência em Educação Matemática denominada Etnomatemática. A metodologia tem abordagem qualitativa. Quanto ao método, trata-se de um estudo de caso com uso de entrevistas semiestruturadas. Destaca-se: o ensino de matemática dinâmico e contextualizado, a valorização do meio social dos alunos e sua formação como cidadãos críticos e reflexivos. Inicialmente discutiremos sobre o ensino de matemática atual, a profissão dos pedreiros e o ensino de semelhança de triângulos. Por conseguinte, dialogaremos sobre os resultados obtidos na pesquisa e suas implicações no ensino de matemática em sala de aula. Assim, caminhando para o encerramento nas considerações finais.

References

ANDRADE, Luiza Helena Félix de; REIS, Jakson Ney da Costa; MOURA, Andréa Maria Ferreira. Investigação etnomatemática no ofício do pedreiro: métodos de determinar o ângulo reto na construção de uma casa. 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Fortaleza/CE, 2012. Disponível em: Acesso em: 08/06/2023.

ANDRADE, Ueslei Hiure da Silva; COUTO, Maria Elizabete Souza; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Etnomatemática na construção civil: conceitos matemáticos presentes nas ações do pedreiro. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino, Dossiê n. 1, dez 2018, p. 134-153. Disponível em: Acesso em: 07/06/2023.

ANDRINI, Álvaro.; ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcellos. Novo Praticando Matemática: 8ª série. São Paulo: Editora do Brasil, 2002.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BAUM, Paula Délis; OTOMAR, Denilson Ramos; SCHIMITZ, Renata Maria de Carvalho. A Matemática Informal: sua Aplicação no Canteiro de Obras por meio do Conhecimento Empírico. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 14, n. 36 – Ano 2021. Disponível em: Acesso em: 01/06/2023.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p.

CASTRO, Agildo das Graças; FONSECA, Júlio Cezar Marinho. Explorando a matemática na construção de casas de alvenarias. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, vol. 8, núm. 1, febrero-mayo, 2015, pp. 29-49. Disponível em: Acesso em: 08/06/2023.

CAVALCANTE, L. G.; SOSSO, J.; VIEIRA, F.; POLI, E. Para saber matemática. Obra em 4 v. para alunos de 5ª a 8ª séries. São Paulo: Saraiva, 2006.

CUMEEIRA. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em: Acesso em: 17/06/2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6ª ed., 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

D’AMBROSIO, Ubiratan. O programa etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 7-16, 2008.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: Acesso em: 01/06/2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOYER, Sérgio Luis; MACHADO, Daiane Renata. Etnomatemática: no conhecimento do pedreiro, a matemática como um empreendimento humano. ANAIS DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA – NOV. / 2020. Disponível em: Acesso em: 07/06/2023.

GUERRA, Eliane Dias Martins. Explorando aplicações de semelhança de triângulos: uma proposta a partir de aulas práticas. Anais VIII EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em:. Acesso em: 08/06/2023.

MARQUES, Karen Vitoria Almeida; VIANNA, Márcio de Albuquerque. Etnomatemática e a construção civil: uma proposta para a educação de jovens e adultos (eja). Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 33 - 53, 5 ago. 2020. Disponível em: Acesso em: 06/06/2023.

OLIVEIRA, João Pedro Marques; JESUS, Carlos Augusto Cardoso de; ALVES, Anna Karollyne Cardoso; SANTOS, Gabrielle Correia Silva dos; DAUDE, Rodrigo Bastos. Os saberes e fazeres matemáticos na construção civil: por uma visão cultural e etnomatemática. Revista de Educação Matemática da UEG – REEMA Cidade de Goiás, v. 1, n. 1, p. 113-130, ago./dez., 2020. Disponível em: Acesso em: 10/06/2023.

PATARO, Patricia Rosana Moreno; BALESTRI, Rodrigo. Dias. Matemática essencial 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2018.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Rev saúde pública, 29 (4): 318-25, 1995. Disponível em: Acesso em: 11/06/2023.

RADIN, Leandro Duarte; RODRIGUES, Márcio Alexandre Rodriguez de. O estudo da semelhança de triângulos: uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem. Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática para Educação Básica, 2015 – Instituto de Matemática. Disponível em: Acesso em: 10/06/2023.

RAUPP, Fláber da Silveira; RODRIGUES, Sabrina Farias; MOTA, Simone Bernardes; SANNA, Sueli Teresinha Dadda; GOLDANI, Andréia; ÁVILA, Margarete Maria Castro de. Etnomatemática: o uso do ofício do mestre de obra. Revista Modelos – FACOS/CNEC Osório Ano 2 –Vol.2 – Nº2 – AGO/2012. Disponível em: Acesso em: 08/06/2023.

SANTOS, André Martins; ARAÚJO, Valdiane Sales. Matemática na construção civil. Revista Multidebates, v.4, n.4 Palmas-TO, outubro de 2020. p. 167-181. Disponível em: Acesso em: 09/06/2023.

SILVA, Lorrane Stéfane; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SALGE, Eliana Helena Corrêa Neves. Entrevista na pesquisa em educação de abordagem qualitativa: algumas considerações teóricas e práticas. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 110-122, 2021. Disponível em: Acesso em: 17/06/2023.

SKOVSMOSE, Olé. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

SOUSA, Fernanda Bruna R. de; DINIZ, Maiara da Silva Brandão; SILVA, Rosicleia Pereira da. Conhecimentos matemáticos presentes na construção civil: um estudo com inspiração na etnomatemática. I JEM, Marabá, Brasil, 2015. Disponível em: Acesso em: 02/06/2023.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 11/06/2023.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Published
2025-08-14
How to Cite
GONÇALVES DE SOUSA, G.; DEYVID MENDES DA SILVA, I.; MORAIS DO NASCIMENTO, L. A Construção de Telhados e suas Relações com a Semelhança de Triângulos: Um Estudo Sob a Ótica da Etnomatemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 16, 14 Aug. 2025.