Dissociação da informação verbal e visual nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais
Resumen
Este estudo objetivou discutir como a estratégia didática da Teoria da Dupla Codificação (TDC) vem sendo empregada nos livros didáticos de matemática para o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos por base os pressupostos teóricos defendidos por Paivio, que sugere a combinação de representações verbais e visuais numa situação didática de ensino, a fim de facilitar a aprendizagem dos alunos. Com uma abordagem qualitativa, buscou-se empregar a análise documental de dois livros didáticos de matemática do 5º ano adotados atualmente na rede escolar de Belém/PA, sendo um deles de uma escola pública e outro de uma escola privada. Após o levantamento e seleção dos conteúdos e tarefas, os dados foram analisados. Os resultados indicam que a abordagem da TDC, nos dados considerados, é uma estratégia válida para ensinar o pensamento algébrico nos anos iniciais, todavia, é empregada de forma descontextualizada e sem associação entre os domínios verbal e não-verbal. Sugere-se que as políticas públicas que fomentam a elaboração dos livros didáticos ou a formação inicial e continuada de professores considerem em suas abordagens a TDC, visando implementar adequadamente imagens em uma estreita relação com o conteúdo e suas tarefas, de maneira indissociável.
Citas
AINSWORTH, Sharoon. The functions of multiple representations. Computers and Education. v. 33, n.1, p. 131-152, 1999. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/S0360-1315(99)00029-9 > Acesso em: 18 Outubro 2023.
BARBOSA, Elsa.; BORRALHO, António. Pensamento Algébrico e explorações de Padrões. 2009. Disponível em: < http://www.ese.ipvc.pt/padroes/artigos/2009_14.pdf >. Acesso em: 31 novembro 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Elementos Conceituais e Metodológicos para definição de direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília, 2012.
CLARK, James. M.; PAIVIO, Allan. Dual Coding Theory and Education. Educational Psychology Review, v. 3, n. 3, p. 149-210, Sep.1991. Disponível em:
MAXI. Somos Educação: ensino fundamental, anos iniciais - 1 ao 5 ano. Caderno 1 – 4/aluno / obra coletiva, coord. Thamirys Genova da Silva – 1. Ed —São Paulo: somos sistema de ensino, Max print, editora, a partir da página 16, 2019.
MAYER, Richard. E. The promise of multimedia learning: using the same instructional design methods across different media. Learning and instruction, v. 13, n. 2, p. 125–139, Apr. 2003. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959475202000166 >. Acesso em: 12 de outubro 2023.
NETO, João Debastiani.; DEMARCHI, Tatielen. Análise do pensamento algébrico em livros didáticos do ensino fundamental. Arquivos do Mudi, v. 26, n. 1, p. 92 - 107, 2022. Disponível em: < https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi > Acesso em: 22 outubro 2023.
PAIVIO, Allan. Dual coding theory and the mental lexicon. The mental lexicon, v. 5, n. 2, p. 205–230, 2010.
PAIVIO, Allan. Mental representations: A dual coding approach. Oxford University Press, 1990.
PAIVIO, Allan. Imagery and verbal processes. Oxford University Press. 1971.
PAIVIO, Allan. Intelligence, dual coding theory and the brain. Intelligence, v. 47, n. 1, p. 141-158, 2014. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0160289614001305 >. Acesso em: 18 novembro 2023.
PEREIRA, Djalma Gonçalves, SILVA, Juciane Teixeira, SILVEIRA, Vinícius. Álgebra no Ensino Fundamental: Por que pesquisar? 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Disponível em: < https://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Djalma-Gon%C3%A7alves-Pereira_-Juciane-Teixeira-Silva_-Vin%C3%ADcius-Silveira.pdf >. Acesso em: 12 outubro 2023.
PONTE, J. P. Números e álgebra no currículo escolar. In: VALE, I. et al. (Ed.). Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores. Lisboa: SEM-SPCE, 2006. p. 5-27.
PREPARA PARÁ. Somos Educação: ensino fundamental, anos iniciais - 5 ano/ Arlete Ap. Oliveira de Almeida ....(et al).—São Paulo : somos sistema de ensino, a partir da página 82, 2023.
REGIS, Flávia Christiane do Nascimento. Introdução ao pensamento algébrico: a generalização de padrões. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência). Universidade de Minas Gerais. 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKFTE/1/disserta__o_fl_viafinal.pdf > Acesso em: 22 maio 2024.
SANTOS, L. G. Introdução do Pensamento Algébrico: um olhar sobre professores e livros didáticos de matemática. 2007. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago. O pensamento Algébrico: Compreensões à prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Valore, Volta Redonda, n. 9, p. 1-22, 2014. Disponível em: < https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1718/1211 > Acesso em: 04 junho 2024.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. v. 1. n. 1, p. 1-15, Jul. 2009. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf >. Acesso em: 15 outubro 2023.
VALE, Isabel. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Revista Interacções, v.8, n. 20, p. 181-207, 2012. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/493 >. Acesso em: 31 maio 2024.
WEINSTEIN, Yana; MADAN, Christopher R.; SUMERACKI, Megan. A. Teaching the science of learning. Cognitive research: principles and implications, v. 3, n. 2, p. 1-17, Jan. 2018. Disponível em: < https://cognitiveresearchjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41235-017-0087-y >. Acesso em: 3 outubro 2023.
Derechos de autor 2025 Perspectivas da Educação Matemática

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.