Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental

  • Ana Carolina Faustino Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre processos de comunicação em aulas de matemática discutindo aspectos que podem favorecer a aprendizagem dos estudantes. A produção dos dados foi desenvolvida em sala de terceiro ano do ensino fundamental, em escola pública urbana, no interior de São Paulo. O corpus de análise e de interpretação constituiu-se de: diário de campo, audiogravações, videogravações dos diálogos e contos produzidos pela pesquisadora. Os resultados evidenciam que interações estabelecidas entre estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e professora podem ser caracterizadas como dialógicas por possuírem elementos considerados importantes pela literatura como: envolver investigações, apresentar argumentos, estar engajados, correr riscos e manter igualdade. Além disso, tais interações podem favorecer a emersão de significados e ideias, tornando-se fonte para o ensino e a aprendizagem de matemática.

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Publicado
2016-12-28
Cómo citar
FAUSTINO, A. C. Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental