Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da Modelagem Matemática na Educação: possibilidade de utilização de linguagem simbólica

  • Morgana Scheller Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Cerro Largo
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Resumen

Neste artigo se apresenta pesquisa aplicada cujos dados advieram de três práticas de Modelagem Matemática na Educação (MME) desenvolvida com estudantes dos Anos Iniciais de escola pública. Objetiva-se analisar as práticas a fim de demonstrar que a MME possibilita a utilização de linguagem simbólica pelos estudantes. Os dados obtidos, de maio a julho de 2015, por meio de materiais produzidos pelas crianças e gravações de áudio e vídeo das 33 horas/aula. A análise evidenciou que práticas de MME possibilitam ao estudante resolver situações-problema elaborando modelos que perpassam vários registros de representação, utilizando para isto vários tipos de linguagem, inclusive a simbólica. A mediação do professor neste processo foi fundamental ao propiciar condições favoráveis para a observação das generalizações. Destaca-se que a resolução de situações-problema de MME favoreceu significativo desenvolvimento do pensamento algébrico, evidenciando que a linguagem simbólica pode ser de domínio das crianças antes da escolaridade normalmente indicada.

Biografía del autor/a

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul
Docente do IFC Campus Rio do Sul na área de Educação Matemática. Doutoranda do PPG em Educação Matemática da PUCRS. Dedica-se a pesquisa com Modelagem Matemática e Matemática na Educação Básica e Formação de Professores.
Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Cerro Largo

Docente da área de Educação Matemática, atuando com formação de professores nos cursos de licenciatura e também no bacharelado. Atua com formação continuada de Professores de Matemática.

Atualmente é Doutorando do PPG em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS e sua linha de pesquisa de pesquisa é Modelagem Matemática na Educação.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Docente permanente do PPG Educem da PUCRS e da Faculdade de Matemática da instituição.

Atua com Estatística e na linha de Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática.

 

Citas

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Publicado
2016-12-28
Cómo citar
SCHELLER, M.; BONOTTO, D. DE L.; VIALI, L. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais por meio da Modelagem Matemática na Educação: possibilidade de utilização de linguagem simbólica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental