A Oralidade e o Desenvolvimento do Sentido do Número

Resumen

Este artigo decorre de uma pesquisa de doutorado da primeira autora, sob orientação da segunda autora. O objetivo da pesquisa foi identificar as tarefas e as intervenções pedagógicas da professora-pesquisadora, pautadas na oralidade, que favorecem o desenvolvimento do sentido do número de uma turma de 1.º ano do Ensino Fundamental, através da socialização de diferentes estratégias utilizadas na resolução de problemas pelos alunos. Do estudo que alcançou tal objetivo, apresenta-se aqui os referenciais teóricos sobre o desenvolvimento do sentido do número e a importância da oralidade no processo de ensino e aprendizagem. E, diante disso, realiza-se uma breve discussão do que foi observado no desenvolvimento das tarefas com as crianças da turma pesquisada. Os resultados revelam a importância de criar momentos intencionais em sala de aula para que as crianças se apropriassem do gênero oral e ampliassem seus repertórios, de modo a comunicar suas estratégias de resolução.

Biografía del autor/a

Marina de Souza Bortolucci, PUC Campinas

Marina S. Bortolucci: Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Professora da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME/Campinas).

Celi Aparecida Espasandin Lopes, PUC-Campinas

Celi Espasandin Lopes: Doutora em Educação pela FE/UNICAMP e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

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Publicado
2025-08-15
Cómo citar
BORTOLUCCI, M. DE S.; LOPES, C. A. E. A Oralidade e o Desenvolvimento do Sentido do Número. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, 15 ago. 2025.