Letramento Estatístico com dados dos Jogos Olímpicos para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Resumen

O artigo investiga o uso de dados dos Jogos Olímpicos no Letramento Estatístico de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Santa Rita, em Maranguape, Ceará. A pesquisa, alinhada à BNCC, objetivou promover a compreensão de conceitos estatísticos, desenvolver habilidades críticas e práticas de organização e interpretação de dados, e engajar os alunos por meio de atividades contextualizadas e colaborativas. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo foi estruturado em cinco aulas sequenciais, com atividades de coleta, organização e análise de dados reais, além da construção de gráficos e tabelas. Os dados foram coletados por observação participante, diário de campo e questionários. Os resultados indicaram a eficácia da abordagem contextualizada com dados dos Jogos Olímpicos para o engajamento e a aprendizagem de conceitos estatísticos. Os alunos relataram maior confiança na interpretação de gráficos, e consideraram o uso de temas atuais mais interessante.

Biografía del autor/a

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências Matemáticas (RENOEN-UFC); Mestre em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática.

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Ensino de Matemática e Física. Professor efetivo de Matemática da rede municipal (SME Fortaleza). É colaborador no curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo Tecendo Redes Cognitivas (G-Tercoa), vinculado à Universidade Federal do Ceará.

Citas

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Publicado
2025-08-07
Cómo citar
SANTIAGO, P. V. DA S.; ARAÚJO, F. C. DE; COSTA, M. DE A. Letramento Estatístico com dados dos Jogos Olímpicos para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 1-21, 7 ago. 2025.