Formação Financeira no Contexto Educacional: alguns apontamentos

  • Adriana Stefanello Somavilla Instituto Federal do Paraná (IFPR) /Foz do Iguaçu
  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel.

Resumen

Esse artigo expõe questões sobre a Matemática Financeira e Educação Financeira percebidas na pesquisa intitulada “A inserção da disciplina de Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil”. Nesse sentido, a investigação teve uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico e promoveu reflexões sobre a relação entre a Matemática Financeira e Educação Financeira, revelando aspectos que se relacionam com a literacia financeira dos cidadãos e com a inserção da Educação Financeira proposta pela Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica. Assim, o olhar investigativo desse trabalho aponta para um estudo de propostas que viabilizem uma formação financeira no contexto educacional. Por fim, essas questões se alinham com a articulação entre o ensino de matemática e a formação da cidadania, sinalizando assim, para um repensar nessa perspectiva.

Biografía del autor/a

Adriana Stefanello Somavilla, Instituto Federal do Paraná (IFPR) /Foz do Iguaçu

- Docente de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Aluna regular do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS.

Tânia Stella Bassoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel.

- Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do colegiado de Matemática do campus de Cascavel/PR.

- Pesquisadora sobre Formação de professores em Ciências e Matemática.

Citas

ALMEIDA, Rodrigo Martins de; JUNIOR, Marco Aurelio Kistemann. O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar 1999 a 2015. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática- UFJF. 2015. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/Produto-educacional-Rodrigo.pdf> . Acesso em: 25/11/2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Temas Transversais. Brasília, MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 29/11/2016.

______. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Portal Vida e Dinheiro. Plano Diretor da Enef. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/docs/PlanoDiretorENEF1.pdf>. Acesso em: 21/05/2014.

______. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar – 2ª versão revista. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=40791-bncc-proposta-preliminar-segunda-versao-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 19/12/2016.

CARVALHO, Valéria de. Educação Matemática: matemática & educação para o consumo. Campinas, SP.1999. Dissertação (mestrado)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000199214. Acesso em: 23/11/ 2016.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp, 1995. 844 p.

FIEL, Mercedes Vilar. Um olhar para o elo entre Educação Matemática e Cidadania: A matemática Financeira sob a perspectiva da Etnomatemática. São Paulo (SP), 2005. P.99, dissertação, Programa de Pós-graduação no Ensino de Matemática – Mestrado Profissional no ensino de Matemática – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Disponível: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11484/2/Dissertacao%20Mercedes%20Villar%20Fiel.pdf> . Acesso em: 26/11/2016.

GABAN, Artur Alberti ; DIAS, David Pires Dias . Educação Financeira e o Livro Didático De Matemática: Uma Análise Dos Livros Aprovados no PNLD 2015. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Matemática. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeira do Sul, 2016. v.12. p.1 – 11. Disponível em: <http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/8243_4039_ID.pdf>. Acesso em 28/10/2016.

GRANDO, N. I.; SCHNEIDER, I. J. Matemática financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33, p. 43-62, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2799> . Acesso em 13/12/2016.

HOFMANN, R.M. Educação Financeira no currículo escolar: uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e França. Tese (Doutorado em Educação). Curitiba – PR, 2013. Disponível em: < <http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2013/d2013_Ruth%20Margareth%20Hofmann.pdf> . Acesso em 05/01/2017.

LAMBERT, Phil. Análise do Texto Introdutório da Base Nacional Comum Curricular Versão 2. 2016. Disponível em: <http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2016/08/2.2-Texto-Introduto%CC%81rio_Ana%CC%81lise-da-ACARA.pdf> . Acesso em 02/02/2017.

LUCCI, C. R.; ZERRENNER, S. A.; VERRONE, M. A. G.; SANTOS, S. C. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: Seminário em Administração, 9, 2006, São Paulo. Anais. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_ < http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/266.pdf> .Acesso em: 22/11/ 2016.

MUNIZ, I. Jr. Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM, 2010, Salvador. X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010.

MYSZKA, Paulo Sergio. Ensino de matemática financeira: um diagnostico em escolas publicas do núcleo regional de educação de Guarapuava-PR. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.

NASCIMENTO, Pedro Lopes do. A Formação do Aluno e a visão do Professor do Ensino Médio em relação à Matemática Financeira, São Paulo (SP) - Dissertação – 2004, p.187, Pontifícia Universidade Católica (PUCSP).

OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/35108560.pdf>. Acesso em: 06/05/2015.

OCDE/OECD – Organisation for Economic and Co-Operation Development. Improving Financial Literacy. Analysis of Issues and Policies. Paris. 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/37087833.pdf. Acesso em: 07/07/2016.

PUCCINI, A. L. Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ROLIM, Maria Regina Laginha Barreiros; MOTTA, Marcelo Souza. O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 537-556, 2014. Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/15210>. Acesso: 14/04/2016.

ROSETTI JR., Hélio; SCHIMIGUEL, Juliano. Matemática financeira: educação matemática e a história monetária. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, n.13, 2011. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20exatas%20e%20da%20terra/matematica%20financeira.pdf> . Acesso em: 11/12/2016.

SÁ, Ilydio Pereira de. A Educação Matemática Crítica e a Matemática Financeira na Formação de Professores. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Universidade Bandeirante de São Paulo, 2012. Disponível em: < https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-dissertacoes/db91ee8c571ee009dc9621b671a89bd2.pdf>. Acesso em 22/11/2016.

SOARES, F. S. Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna. In: Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: IME - USP, 2005. p. 445-452. Disponível em:<http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-tematicos-5.pdf>.Acesso em :10/12/2015.

SOMAVILLA, A. S.; BASSOI, Tânia Stella. A Literacia financeira: cenário e perspectivas. BoEM - Boletim Online de Educação Matemática. V.4 . n. 7, dez. 2016, p. 7-22. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/issue/current/showToc> .Acesso em 06/01/2016.

SOMAVILLA, Adriana Stefanello; BASSOI, Tania Stella. A matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2017, v.1. p.128. ISBN: 9783330996229.

Publicado
2019-10-30
Cómo citar
SOMAVILLA, A. S.; BASSOI, T. S. Formação Financeira no Contexto Educacional: alguns apontamentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 229-244, 30 oct. 2019.