Estímulos para o Processo de Aprendizagem: aproximação entre as pesquisas de Neurociências e as de Modelagem Matemática

  • Francimar Gomes de Oliveira Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Neste artigo, realizamos uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem descrito pelas pesquisas das Neurociências e aproximá-lo com as características oriundas do desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática. Neste sentido, evidenciamos os estímulos (significado, motivação e atenção), processo de conservação (repetição, elaboração e consolidação) e as funções executivas envolvidas no processo de aprendizagem de informações segundo os trabalhos neurocientíficos e, então evidenciamos as características oriundas do desenvolvimento de atividades Modelagem Matemática de acordo com Barbosa (2001) e Almeida e Dias (2004).  Na aproximação percebemos indícios que as ações necessárias para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática permeiam todo o processo de aprendizagem de acordo com o que defende as Neurociências.

Biografía del autor/a

Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul. E-mail: fgoliveirajunior@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7154-
350X.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática da
Universidade Estadual de Maringá. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul/Campus de Ponta Porã. E-mail: claudia.rosa@ufms.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7078-
9655.

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Publicado
2020-07-20
Cómo citar
OLIVEIRA JÚNIOR, F. G. DE; ROSA, C. C. DA. Estímulos para o Processo de Aprendizagem: aproximação entre as pesquisas de Neurociências e as de Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-26, 20 jul. 2020.

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