Interpretações de Características da Modelagem Matemática Presentes na Literatura a partir das Dimensões da Relação com o Saber

Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Relação com o saber

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo que teve como objetivo identificar e interpretar características da Modelagem Matemática (MM) presentes na literatura, a partir da noção de relação com o saber e suas dimensões. Para atingir tal objetivo foram levantados artigos sobre MM nos seguintes periódicos: Boletim de Educação Matemática (Bolema); Educação Matemática em Revista (EMR); Revista de Educação Matemática (REMat); Zetetiké. O corpus da pesquisa foi constituído por 30 artigos que abordam a MM por um viés teórico. As análises pautaram-se nos procedimentos sugeridos pela Análise Textual Discursiva (ATD) e desse processo analítico emergiram 14 diferentes unidades de análises (UA) significadas pelos excertos extraídos dos artigos. Tais UA foram organizadas em três categorias que caracterizam a relação com o saber: a dimensão epistêmica, a dimensão pessoal e a dimensão social. Deste processo concluímos que as ações dos professores e dos alunos no âmbito da MM revelam aspectos epistêmicos, pessoais e sociais sobre a aprendizagem da Matemática. Acreditamos que as dimensões da relação com o saber podem servir como foco para propostas de atividades de MM, pois tratam das características das relações de ensino e de aprendizagem entre os sujeitos nelas envolvidos, a saber: a relação entre professor e alunos; a relação entre professor e o saber; e a relação entre alunos e o saber.

Biografia do Autor

Caio Juvanelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná/campus de Campo Mourão – UNESPAR – (2020). E-mail: cjuvanelli@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5171-9731.

Wellington Hermann, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - (2018); Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - (2011); Licenciado em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - atualmente, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Campo Mourão - PR - (2006); Professor adjunto do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - campus de Campo Mourão - PR. E-mail: eitohermann@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9707-592X.

Valdete dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná –UFPR (2005). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM (2002). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1999). Professora Assistente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/campus de Campo Mourão. E-mail: vcoqueiro@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5605-8194.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – (2009). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – (2004). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina  – UEL – (1989). Bacharelada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina  – UEL – (1983). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina  – UEL – (1982). Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná  – UENP. Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina – UEL. E-mail: marinezpassos@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8856-5521.

Referências

AGUIAR, Wagner Ribeiro; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. A transformação dos textos dos materiais curriculares educativos por professores de Matemática: uma análise dos princípios presentes na prática pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 580-600, 2014.

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. A ação dos signos e o conhecimento dos alunos em atividades de modelagem matemática. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 202-219, 2017.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BIEMBENGUT, Maria Salett. 30 anos de modelagem matemática na educação brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 7-32, 2009.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem matemática & implicações no ensino e na aprendizagem de Matemática. 2. ed. Blumenau: Edifurb, 2004.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem matemática como método de ensino aprendizagem de Matemática em cursos de 1º e 2º graus. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Rio Claro, 1990.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000.

BRAZ, Bárbara Cândido; KATO, Lilian Akemi. Constituição de comunidades de práticas locais e o ambiente de aprendizagem da modelagem matemática: algumas relações. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 613-636, 2015.

BURAK, Dionísio. A modelagem matemática e a sala de aula. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – EPMEM, 1., 2004. Londrina. Anais [...]. Londrina: EPMEM, 2004.

BURAK, Dionísio. Critérios norteadores para a adoção da modelagem matemática no ensino fundamental e secundário. Zetetiké, Campinas, ano 2, n. 2, p. 47-60, 1994.

BURAK, Dionísio. Modelagem matemática e representações semióticas: contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33, p. 63-102, 2010.

BURAK, Dionísio. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem matemática: um outro olhar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009.

CALDEIRA, Ademir Donizeti; MAGNUS, Maria Carolina Machado; DUARTE, Claudia Glavam. Modelagem matemática na Educação Matemática: uma legitimação do discurso curricular. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 38-56, 2019.

CAMPOS, Ilaine da Silva; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Envolvimento dos alunos em atividades de modelagem matemática: relação com o saber e possibilidades de ação. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 167-182, 2015.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CIFUENTES, José Carlos; NEGRELLI, Leônia Gabardo. Uma interpretação epistemológica do processo de modelagem matemática: implicações para a matemática. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 43, p. 791-815, 2012.

DÍAZ, Verónica; BELMAR, Hector; POBLETE, Álvaro. Manifestación emocional y modelación de uma función matemática. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 1198-1218, 2018.

DOMINGUES, Nilton Silveira; BORBA, Marcelo de Carvalho. Vídeos digitais nos trabalhos de modelagem matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 53, p. 38-50, 2017.

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; SILVA, Karina Alessandra Pessoa. Modelagem matemática e uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1233-1254, 2019.

FORNER, Regis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 57-70, 2019.

GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; PIRES, Célia Maria Carolino. Educação matemática na educação profissional de Nível Médio: análise sobre possibilidades de abordagens interdisciplinares. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 48, p. 230-254, 2014.

HERMANN, Wellington; JUVANELLI, Caio; COQUEIRO, Valdete dos Santos. Panorama de publicações sobre Modelagem Matemática em quatro periódicos da área de ensino. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. 1-26, 2020.

HERMANN, Wellington; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Dimensões e Propriedades da relação com o saber: o desenvolvimento de um sistema de sentidos. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 14, p. 25-44, 2019.

JACOBINI, Otávio Roberto; WODEWOTZKI, Maria Lúcia. Uma reflexão sobre a modelagem matemática no contexto da educação matemática crítica. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 25, p. 1-16, 2006.

KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 17-34, 2008.

LEVY, Lênio Fernandes; SANTO, Adílson Oliveira do Espírito. Modelagem matemática no ensino, complexidade e saberes necessários à educação do futuro. Zetetiké, Campinas, v. 19, n. 35, p. 165-167, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; SCHELLER, Morgana. A modelagem (Matemática) implícita nos fazeres de uma designer de unhas artísticas e suas possíveis implicações para a educação. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 154-172, 2019.

MAGNUS, Maria Carolina Machado; CALDEIRA, Ademir Donizeti; DUARTE, Claudia Glavam. Do modelo matemático à modelagem matemática: descontinuidades históricas. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1215-1232, 2019.

MARCONDES, Celenita Ferreira; SILVA, Vantielen da Silva. Modelagem matemática na educação infantil: considerações a partir de uma prática educativa com crianças de 3 e 4 anos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 71-87, 2019.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursa. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

POSADA-BALVIN, Fabian Arley; BORBA, Marcelo de Carvalho. Práticas algébricas no contexto de projetos pedagógicos de modelagem. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 63, p. 45-66, 2019.

PRADO, Airam da Silva; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Uma análise sobre a imagem da dimensão estrutural da prática pedagógica em materiais curriculares educativos. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 738-762, 2016.

ROSA, M.; OREY, Daniel Clark. Aspectos de insubordinação criativa em etnomodelagem. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24. n. 61, p. 6-25, 2019.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42, p. 261-290, 2012.

ROSA, Milton; OREY. D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! Bolema, Rio Claro, v. 16, n. 20, 2003.

SANTANA, Thaine Souza; BARBOSA, Jonei Cerqueira. A intervenção do professor em um ambiente de modelagem matemática e a regulação da produção discursiva dos alunos. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 43, p. 991-1020, 2012.

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Água e óleo: modelagem e etnomatemática? Bolema, Rio Claro, v. 15, n. 17, 2002.

SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Laura; BIEMBENGUT, Maria Salett. Formação continuada e modelagem matemática: percepções de professores. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 46, p. 16-24, 2015.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Caminhos do significado em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre os interpretantes. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 586-592, 2015.

SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Apropriação linguística e significado em atividades de modelagem matemática. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1195-1214, 2019.

VECCHIA, Rodrigo Dalla; MALTEMPI, Marcus Vinicius. O problema na modelagem matemática: determinação e transformação. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019.

VERTUAN; Rodolfo Eduardo; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Práticas de monitoramento cognitivo em atividades de modelagem matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 1070-1091, 2016.

Publicado
2021-07-27
Como Citar
JUVANELLI, C.; HERMANN, W.; COQUEIRO, V. DOS S.; PASSOS, M. M. Interpretações de Características da Modelagem Matemática Presentes na Literatura a partir das Dimensões da Relação com o Saber. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-24, 27 jul. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)