Os Modos de Organização do Ensino de Matemática de uma Escola dos Anos Iniciais

Palavras-chave: Matemática nos anos iniciais, Formação de professores, Modelo dos Campos Semânticos, Leitura plausível

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar os modos de organização do ensino de Matemática, de uma escola pública dos anos iniciais, por meio de uma leitura plausível das falas de uma das professoras da escola parceira - sob a perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos. Os dados foram produzidos a partir dos diversos relatos, em reuniões presenciais e virtuais, criados por uma parceria colaborativa, como encontros formativos ou de organização e planejamento da escola. Foi utilizado, também, um instrumento para coleta de dados, na forma de entrevista semiestruturada. Os currículos prescritos, assim como os materiais que os acompanham, passam a determinar a forma como o ensino de Matemática será realizado na sala de aula. Somado a este contexto há também as orientações das equipes gestoras e as cobranças dos supervisores de ensino.

Biografia do Autor

Patrícia Rosana Linardi, Unifesp

Doutora em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp/Diadema. E-mail: linardi@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6249-418X.

Sandra da Silva Germani

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Unifesp/Diadema. Professora Efetiva da Rede Municipal de Santo André. E-mail: sandra.germani@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4953-7880.

Maria Nizete de Azevdo

Doutora em Educação pela USP/São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp/Diadema. E-mail: maria.nizete@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6827-9963.

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Publicado
2022-12-14
Como Citar
LINARDI, P. R.; GERMANI, S. DA S.; AZEVDO, M. N. DE. Os Modos de Organização do Ensino de Matemática de uma Escola dos Anos Iniciais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-20, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis