Desconstruindo Tabus na Formação Matemática de Professores de Matemática
Resumo
Neste artigo apresentamos uma problematização da formação matemática de professores de Matemática, por meio de uma leitura de algumas ideias naturalizadas, as quais denominamos tabus: A Matemática; Quem sabe A Matemática do Matemático, também sabe a matemática do professor de Matemática; Os conteúdos. Muitas pesquisas na área de formação de professores são realizadas em tentativas de organizar discussões, deslocar focos, ou construir outros modos e formatos para conteúdos matemáticos, bem como para estratégias didático-pedagógicas, adequados à formação (matemática) de futuros professores. Nossa empreitada se afasta desses trabalhos, em uma direção de constituir dois aspectos centrais da prática política de um educador matemático: repertórios e leituras. Problematizamos, então, esses três tabus e apresentamos uma direção de construções de repertórios e leituras com professores de Matemática por meio de discussões, problematizações e produções com atividades baseadas em categorias do cotidiano. Nossa principal consideração é uma direção em construções de espaços de formações iniciais de diferentes educadores matemáticos em multiplicidades, travessias, tentativas, movimentos.
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