Percepções de Professores de Matemática sobre a Implementação do Ensino Remoto na Pandemia da COVID-19

  • Ana Carolina Maia Barreto dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR https://orcid.org/0000-0002-5589-561X
  • Amauri Jersi Ceolim Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão
  • Wellington Hermann Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Currículo, Educação Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar as percepções de professores quanto ao ensino remoto de Matemática mediado ou não por tecnologias digitais no início da pandemia da COVID-19. Os sujeitos investigados foram oito professores da Rede Estadual Pública de Ensino que lecionam nos Ensinos Fundamental II e Médio, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão - PR. Para coletar dados foi utilizado um questionário online, enviado por e-mail aos professores. As respostas recebidas constituíram o corpus da pesquisa, que foi organizado e analisado conforme a Análise Textual Discursiva (ATD). Os relatos dos professores evidenciam que os professores tiveram dificuldades de adaptação ao novo cenário e que o ensino remoto se diferenciou entre os alunos, especialmente os que não possuem acesso a recursos tecnológicos que permitam interação com professores, o que pode contribuir para reforçar a desigualdade social e impactar negativamente na educação desses alunos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Maia Barreto dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - (2022); Licenciada em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - atualmente, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Campo Mourão - PR - (2012);  Professora da Educação Básica na rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná; Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Goioerê/PR; Membro do Grupo de Pesquisa em Relação com o Saber e Educação Matemática (ReSEmat). E-mail: acmaia.barreto@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5589-561X.

Amauri Jersi Ceolim, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - (2015).Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2005). Especialista em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (1995). Graduado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (1988). Professor da Educação Básica na rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná (1987-2006). Professor Assistente da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão desde 1995. Professor do Programa de  Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná/campus de Campo Mourão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (GEPEMCAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Relação com o Saber e Educação Matemática (ReSEmat).  E-mail: ajceolim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2271-5456.

Wellington Hermann, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão
Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - (2018); Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - (2011); Licenciado em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - atualmente, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Campo Mourão - PR - (2006); Professor adjunto do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - campus de Campo Mourão - PR; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná/campus de Campo Mourão.  Coordenador do Grupo de Pesquisa em Relação com o Saber e Educação Matemática (ReSEmat). Membro do Grupo de Pesquisa em Relação com o Saber e Educação Matemática (ReSEmat).  E-mail: eitohermann@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9707-592X.  

 

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Publicado
2023-04-26
Como Citar
SANTOS, A. C. M. B. DOS; CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Percepções de Professores de Matemática sobre a Implementação do Ensino Remoto na Pandemia da COVID-19. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-23, 26 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)