BNCC, o que você quer de mim? ou como a formação docente pode colocar um guizo na matemática da BNCC
Resumo
A partir da pergunta BNCC, o que você quer de mim? e do paradidático Fugindo das garras do gato são problematizados acontecimentos de um curso de extensão oferecido a docentes que ensinam matemática. A questão instiga a pensar como uma política pública curricular, a BNCC, produz modos de pensar e existir atendendo demandas neoliberais, garras de um gato. Coloca-se em xeque as intenções desse documento, perguntando pelos poderes e quereres quando se põe em jogo concepções, competências, habilidades e objetos do conhecimento para o ensino de matemática no Ensino Fundamental. Colocar um guizo no gato: partindo da apresentação da matemática como componente curricular, puxamos fios escondidos num não dito ou na sutileza dos desejos gregários para, enfim, deslocar significantes do sentido único, produzir multiplicidades fazendo falar outras línguas e outras matemáticas e evadir sempre do risco da vida submetida rompendo com os desejos dos discursos da eficácia e eficiência.
Referências
AZEVEDO, Fernanda de Oliveira. Matemática quaresmar formação. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
XXXX. XXXX. Praxis Educativa, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 585-602, dez. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
XXXX. XXXX. The Mathematics Enthusiast, [S.L.], v. 18, n. 3, p. 418-438, 1 ago. 2021.
CLARETO, Sônia Maria. Matemática como acontecimento na sala de aula. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...] . Goiânia: Anped, 2013. p. 1-15.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
______. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.
______. Quatro proposições sobre a psicanálise. In: DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975 - 1995). São Paulo: Editora 34, 2016. p. 82-90.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
XXXX. XXXX. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís: Anped, 2017. p. 1-18.
ONUCHIC, Lourdes. De La Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.
YUN-JEONG, Choi. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.
Copyright (c) 2025 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.