Análises Foucaultianas em Livros Didáticos de Matemática: caminhos teórico-metodológicos e possibilidades curriculares
Resumo
Este ensaio teórico revisita as contribuições de Marcio Silva e José Wilson dos Santos para as pesquisas sobre livros didáticos de matemática na educação básica, focando em seus aspectos teórico-metodológicos. Os autores têm se dedicado à análise desses materiais, utilizando a análise do discurso foucaultiana e o conceito de governamentalidade para investigar como esses recursos didáticos participam da produção de verdades e da constituição de subjetividades no contexto da Educação Matemática, especialmente na produção de sujeitos neoliberais. Para além da análise do discurso, o ensaio discute outras ferramentas foucaultianas que podem ampliar as análises de livros didáticos, como a biopolítica. O ensaio também destaca a importância de aprofundar a crítica sobre o papel dos livros didáticos na produção de verdades e subjetividades e aponta os oito R's, propostos por Marcio Silva, como possibilidades para repensar a seleção e a organização curricular, buscando a construção de currículos críticos e anti-hegemônicos.
Referências
ANGELICO, Danubio Casari. Representações culturais em livros didáticos de matemática: uma análise do discurso sob a perspectiva foucaultiana. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – no prelo) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, em andamento.
BERTO, Ludiane Felix. Enunciados sobre Interdisciplinaridade em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.
CALHEIRO, Bárbara de Oliveira. Prescri(ações): tecnologias digitais, mecanismos de controle e a formação de professores de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – no prelo) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, em andamento.
CANDIA, Renata de Moraes. Representatividade ou apagamento? Normalização e Constituição do sujeito idoso nos livros didáticos de Matemática. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
CARVALHO, João Bosco Pitombeira. The Brazilian mathematics textbook assessments. ZDM, v. 50, n. 5, p. 773–785, 2018.
CORADETTI MANOEL, Camila Aparecida Lopes. Os Discursos Econômicos Constituídos Historicamente e os Currículos Brasileiros de Matemática: as propostas de racionalidades para o homo oeconomicus. 2023. 148 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2023.
CORADETTI MANOEL, Camila Aparecida Lopes. Um Olhar Contemporâneo para a Matemática Financeira presente nos Livros Didáticos do Ensino Médio. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.
CORADETTI MANOEL, Camila Aparecida Lopes; SILVA, Marcio Antonio. A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 22, p. 65–86, 2017.
CORADETTI MANOEL, Camila Aparecida Lopes; SILVA, Marcio Antonio da. Famílias felizes e saudáveis! Livros didáticos de matemática e a produção de sujeitos. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 2, p. 219–235, 2019.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
DOLL JR., William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. (Coleção Campo Teórico).
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996. (Leituras Filosóficas).
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. tradução: Roberto Machado. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998. (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências). v. 7
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b-. ISSN 1098-6596.
FOUCAULT, Michel. Seguranca, Território, Populacão: Curso dado no College de France (1977-1978). tradução: Eduardo Brandao. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (Coleção tópicos).
MASCARIN, Cíntia da Silva. Educação especial e livros didáticos de matemática: processos de normatização e a constituição da pessoa com deficiência. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
MENEZES, Danusa Nunes. Um Olhar sobre os Discursos do Campo nos Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022.
OCAMPOS, João Danival Gil. Redes Discursivas Sobre a História da Matemática em Livros Didáticos do Ensino Médio. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.
PACHECO, Taune; SILVA, Marcio Antonio; FREITAS, Ana Carolina Rosa Rodrigues. Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: um olhar interseccional para as identidades representadas em matemática financeira. Revista de Educação Matemática, São Carlos, v. 21, 2024.
SANTOS, José Wilson dos. Corredores e Porões: Uma Análise das Relações de Poder na Constituição do Livro Didático de Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2021.
SANTOS, José Wilson dos. Relações saber-poder: Discursos, Tensões e Estratégias que (re)orientam a constituição do Livro Didático de Matemática. 267p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS, 2019.
SANTOS, José Wilson; SILVA, Marcio Antonio. Pluriforme e Multidirecional: relações de poder e a constituição de livros didáticos de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, n. 71, p. 1275–1293, 2021.
SANTOS, José Wilson; SILVA, Marcio Antonio. Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 250–272, 2019.
SILVA, Marcio Antonio. A Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 381–398, 2019.
SILVA, Marcio Antonio da et al. Brazilian High School Mathematics Textbooks and the Constitution of the Good Student Citizen. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 6, 2018.
SILVA, Marcio Antonio. Currículo e Educação Matemática: a política cultural como potencializadora de pesquisas. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 11, n. 26, p. 202–224, 2018.
SILVA, Marcio Antonio. Currículos de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para escolha e organização de conteúdos. 2009. 248 f. - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
SILVA, Marcio Antonio. Ventos do norte não movem moinhos? Racismo epistêmico: a matemática é branca, masculina e europeia. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 238–257, 2023.
SILVA, Marcio Antonio; PIRES, Célia Maria Carolino. A riqueza nos currículos de Matemática do Ensino Médio: em busca de critérios para seleção e organização de conteúdos. Zetetiké, Campinas, v. 21, n. 39, p. 19–52, 2013a.
SILVA, Marcio Antonio; PIRES, Célia Maria Carolino. Organização curricular da Matemática no Ensino Médio: a recursão como critério. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 249–266, 2013b.
SOUZA, Renata Rodrigues. Formação Cidadã: o que apontam os livros didáticos de matemática do ensino médio. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.