Uma História da Formação de Professores (de Matemática) em Cuiabá e Barra do Garças – MT

  • Bruna Camila Both Universidade Estadual Paulista – Unesp
  • Eliete Grasiela Both Universidade Estadual Paulista – Unesp / Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista – Unesp

Resumen

O presente artigo é resultado de três estudos: (BOTH; BARALDI, 2016; BOTH, 2016; BOTH, 2018), apresentados em duas edições (XIII e XIV) do Encontro Nacional de História Oral (ENHO). Essas pesquisas se ampararam na metodologia da História Oral para a constituição de fontes históricas, por meio de entrevistas, e, pelo cotejamento destas com fontes escritas localizadas, apresentam histórias da formação de professores (de Matemática) em Cuiabá e em Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. Enfocam o período que antecede e inicia a formação em nível superior para docentes, nestes locais, mostrando que tal foi marcada, principalmente, pela carência. Ainda, em ambos os locais se mostra a relevância da presença da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a formação de professores em nível superior.

Citas

ALBUQUERQUE JR, D. M. História: a arte de inventar o passado. Bauru, SP: Edusc, 2007.
AMORIM, R. P de; FERREIRA, M. S. O Estado e o ensino normal em Mato Grosso nos anos 1960. In: Congresso Luso Brasileiro da História da Educação. Colubhe, 10, 2014, Paraná. Anais... Curitiba – PR, 2014, p.1-15.
BARALDI, I. M. Retraços da educação matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. 2003. 241f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
BARALDI, I. M.; GAERTNER, R. Textos e contextos: um esboço da CADES na história da educação (matemática). Blumenau, SC: Edifurb, 2013.
BOTH, B. C., BARALDI, I. M., Um histórico para a formação de professores de Matemática em Cuiabá, In.: Encontro Nacional de História Oral. Porto Alegre. 2016. Anais. p.1-12. Disponível em: . Acesso em 11 mar. 2019.
BOTH, B. C. Sobre a formação de professores de matemática em Cuiabá – MT (1960-1980). 2014. 402f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
BOTH, E. G., Algumas particularidades da formação de professores na região de Barra do Garças, In.: Encontro Nacional de História Oral. Porto Alegre. 2018. Anais. p.1-15. Disponível em: . Acesso em 11 mar. 2019.
BOTH, E. G., A UFMT em Barra do Garças – MT: Uma história da formação de professores de Matemática, In.: Encontro Nacional de História Oral. Porto Alegre. 2016. Anais. p.1-11. Disponível em: . Acesso em 11 mar. 2019.
BOTH, E.G.; BOTH, B.C. Um Olhar sobre a formação de professores de Matemática na região do Médio Araguaia mato-grossense. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XII ENEM, São Paulo, 2016. Anais... São Paulo – SP, 2016.
CODEX. Naec: Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências. UFMT, Cuiabá, 1982. Disponibilizado pela professora Elisete de Miranda e pelo Gepemat.
DORILEO, B. P. Universidade o fazejamento. Cuiabá: UFMT, 1977.
DORILEO, B. P. Pensar para fazer. Cuiabá: UFMT - Imprensa Universitária, 1984.
GONZALES, K. G. Formar Professores que Ensinam Matemática: uma história do
movimento das Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso Do Sul. 2017. 534 f. Tese
(Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade
Estadual Paulista, Bauru, 2017.
MAIA, J. M. E. As ideias que fazem o Estado andar: A Fundação Brasil Central e a imaginação territorial brasileira. Rio de Janeiro. 2011. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2016.
PRANDI, J. Mapas de Mato Grosso e Goiás. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15nov. 2016.
RIBEIRO, I. F. Primeiro esboço da história do curso de matemática do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC). 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.
SANTOS, V. M. P dos. As Transformações na estrutura do curso de licenciatura em matemática do campus de Cuiabá da UFMT: da fundação da universidade até os primeiros anos do século XXI. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Enaphem, 2, 2014, São Paulo. Anais... Bauru – SP, 2014, p. 535-544.
SILVA, A. P. da. Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá: edital de concurso de habilitação. O Estado de Mato Grosso, Cuiabá, p.3, 31 dez. 1967. Disponível em: Arquivo Público do Estado de Mato Grosso.
SIMIÃO, R. A. V. O Processo de profissionalização docente em Mato Grosso (1930-1960). In: SÁ, N. P.; SIQUEIRA, E. M. (Org.). Coletânea Educação e Memória. Cuiabá: EdUFMT, 2006, v.4.
UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Resolução do Conselho Diretor nº 13, de 27 de janeiro de 1981. Cuiabá – MT. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2015.
UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Resolução do Conselho Diretor nº 09, de 13 de fevereiro de 1987. 1987. Cuiabá – MT. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2016.
UFMT – Departamento de Matemática. Proposta de implantação da pós-graduação em educação – linha de pesquisa: Educação Matemática. Cuiabá, 1992. Disponibilizado pelo Gepemat.
UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Campus universitário do Araguaia - UFMT: histórico. Barra do Garças, 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2015.
VARJÃO, V. Barra do Garças: Migalhas de sua História. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1985.
WIELEWSKI, G. D.; PALARO, L. A.; WIELEWSKI, S. A. Heliete Moreno. In: VALENTE, W. R. (Org.). Educadoras matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. p. 97-112.
XAVIER, A. P. da S.; SÁ, N. P. A Escola normal de Mato Grosso no século XIX. Revista Série-Estudos - UCDB. Campo Grande, v.25, [s. n.] p. 123-132, jan./jun. 2008. Disponível em . Acesso em: 22 mar. 14.
Publicado
2019-12-20
Cómo citar
BOTH, B. C.; BOTH, E. G.; MARIA BARALDI, I. Uma História da Formação de Professores (de Matemática) em Cuiabá e Barra do Garças – MT. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 334-351, 20 dic. 2019.
Sección
História Oral e Educação Matemática