Da Escola Normal ao ICLC: formação de professores (de matemática) em Cuiabá

  • Bruna Camila Both Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Rio Claro.
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Bauru.
Palavras-chave: Cades, Mato Grosso, História da Educação Matemática

Resumo

Em Cuiabá a formação de professores mostrou-se como um movimento tardio, tendo seu início oficial em meados do século XIX com a criação da Escola Normal, sendo essa a principal formadora da região até a década de 1960, quando passa a funcionar na capital a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades), época na qual também é criado o primeiro centro de formação superior de professores nesta cidade, o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC). Assim sendo, utilizando a História Oral, como metodologia, cotejamos fontes orais, por nós produzidas, e fontes escritas disponíveis, apresentando, então, uma história para essa formação de professores (de Matemática).

Biografia do Autor

Bruna Camila Both, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Rio Claro.
Doutoranda em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro.
Ivete Maria Baraldi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Bauru.
Doutora em Educação Matemática - Docente no Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp- Bauru.

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Publicado
2017-04-13
Como Citar
BOTH, B. C.; BARALDI, I. M. Da Escola Normal ao ICLC: formação de professores (de matemática) em Cuiabá. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 13 abr. 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)